quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Receituário





PEDRO CHORÃO | Foi em Setembro e Outubro de 2019 que Pedro Chorão se estreou em mostra individual em Setúbal, na galeria da Casa Da Cultura | Setúbal. Exposição de sofisticados contornos estéticos. Na minha opinião, e eu disse-o na altura, uma das exposições mais importantes de sempre patentes na cidade.


Pedro Chorão usa as telas e as tintas para pensar. Olha em seu redor e tenta perceber a paisagem. Gosta do que vê. Muitas vezes sem olhar o exterior. As figurações residem dentro da sua cabeça. Aperfeiçoa essa realidade acrescentando pinceladas que formam fundos graficamente densos. O pincel percorre a tela e desenha paisagens imaginadas. A natureza escorre por estas páginas de um grande livro, aparentemente sem palavras, mas que tanta conversa nos sugere. Pedro Chorão tem uma obra imensa. Se ficarmos atentos à sugestão do artista, e circularmos em passo de passeio, encontramos histórias de lugares que correspondem a registos guardados na nossa imaginação. Sonhos, talvez. Podemos ficar horas a olhar estes trabalhos. Circulamos por entre estas telas com a satisfação dos percursos prazenteiros. É um grande prazer conhecer a sua obra. É melhor ainda conhecer o artista e ser seu amigo.
O sonho que é a obra de Pedro Chorão foi descrito assim pelo Jorge Silva Melo: "Há, neste Pedro Chorão, o rumor da manhã perto do mar, tudo é tão pouco e só o que é necessário, tudo é de nenhuma coisa feito. E a manhã acende-se sobre a dor."

Ficam aqui algumas imagens. Registo modesto desta grande exposição que foi um grande momento artístico na cidade. Pedro Chorão vai expôr de novo em Setúbal, no próximo ano, trabalhos de grande dimensão. Vamos comemorar os 50 anos da liberdade. Muito obrigado por tudo, Pedro Chorão. E até breve. Voltaremos ao trabalho.

facebook