sexta-feira, 21 de julho de 2023

Deambulatório


A Cristina Sampaio foi a convidada nacional da Festa da Ilustração - Setúbal em 2019. Foi uma convidada extraordinária (não desfazendo em todos os outros), porque estimulou e participou em visitas guiadas, e muitas actividades de formação e outros esclarecimentos. Neste tempo manhoso em que está debaixo de fogo por fazer o seu trabalho com eficácia, é justo lembrar o que a Cristina representa para os desenhos com atitude. A Cristina já concebeu cartoons que se tornaram virais. A ilustração animada (spam cartoon) de Trump em delírio contra tudo o que detesta correu mundo. Até foi pirateada, com a publicação sem menção da autoria.

Por isso, este desenho que agora inquietou o chefe das polícias e toda a fervorosa extrema-direita fascista, não é uma novidade por aí além. Eles não sabem ver nem escrever. Acontece que surge no momento em que a Cristina perde o seu bicho de estimação que tão estimado era por todos nós. Ía a todas com a Cristina. Foi ilustração quando o auto-retrato era necessário.
Durante este tempo de luta contra a estupidez, a Zebá teve o seu fim. A tristeza vivida pela Cristina deve ter anulado a preocupação com os idiotas que a atacavam. Aliás, os idiotas que por serem idiotas atacam um desenho antes de o perceberem não metem medo a ninguém. A coligação de extrema-direita ainda não é governo. Quando isso acontecer é que vão ser só os idiotas a poder criticar e a censurar a critica que não lhes agrada. Esperemos que isso nunca aconteça.
Quando a Zebá morreu, a Cristina enviou para paginação o desenho que encima esta conversa na sua coluna de opinião ilustrada que sai aos domingos no Público. O outro desenho é o tal que irritou os adeptos da polícia racista.
As restantes fotografias registam variados momentos da Festa da Ilustração do ano de 2019.
Beijinho, Cristina.