quinta-feira, 6 de abril de 2023

Literatura de viagem


EM MONTPELLIER - PARTE 1 | Casa Amadis, associação francesa que comunica com o mundo (mais frequentemente em português), comemorou vinte anos de existência. O seu presidente e meu amigo Tito Mota associou às comemorações um trabalho meu que pretende andar pelo mundo. Esse trabalho transportou para seis telas de esdrúxulas dimensões palavras de José Afonso em articulação com outras, verberadas por mim ou de toada popular. As palavras são o mote deste meu trabalho em entusiasmado desenvolvimento.

A "propaganda" funcionou em pleno: entrevista em rádio, menção promocional na imprensa escrita e online. 

A abertura da exposição/instalação deixou-me sem palavras. O presidente da Câmara, Michael Delafosse, esteve presente e lembrou aos presentes a sua passagem por Setúbal e Lisboa, então como vereador, onde apresentou o projecto agora em desenvolvimento na cidade que dirige com inteligência e brilho. Mas sobre Delafosse, a sua passagem por Portugal, e sobre o que representa para a política francesa actual falarei no post seguinte.

O cônsul-geral de Portugal em Marselha, Álvaro Ribeiro Esteves, também quis estar por lá. Foi o primeiro a chegar. Tive portanto a oportunidade de lhe explicar todo o projecto. Percebi que é um atento conhecedor da obra de José Afonso e interpretou sem hesitações as palavras inscritas nos trabalhos expostos. No fim propôs-me outras viagens. Desafio que me entusiasmou.

Claro que os agradecimentos estendem-se, com toda a justiça, aos "culpados" disto tudo: Tito Mota (Casa Amadis), com quem pretendo estreitar laços de colaboração e entendimento. Ana Nogueira, com quem tanto conversei sobre tudo isto, e que pôs em conversa escrita tudo o que pensa disto tudo. Trabalho intenso e que não fica por aqui. Mas também a todos os que quiseram por ali passar, em ambiente de grande simpatia e partilha de conhecimento. Fiquei contente. E agradecido. Até já.