domingo, 25 de dezembro de 2022




UM ANO SEM JOÃO PAULO COTRIM | Em 2021 fizemos várias refeições no atelier (DDLX) como maneira de reagirmos à "paragem brusca". O João Francisco (Vilhena), o João (Silva), o Bruno (Portela) e eu partilhávamos a mesa. Uns traziam o vinho outros o cozinhado (recolhido num restaurante próximo) e outros (todos) a vontade de comer e conversar. As primeiras imagens registam o almoço de 23 de Março.


Em Maio fomos para as esplanadas, como maneira de experimentarmos a ansiada normalidade. O Eugénio (Fidalgo) fez este registo onde está o João (Paulo Cotrim), outro João (o Silva), outro Silva, o Jorge, e eu. Fizemos muitas coisas juntos. Trabalhámos muito. No dia 19 de novembro almoçámos até à hora do lanche - O João (Paulo Cotrim), o Nuno (Ramos de Almeida) e eu projectámos um esboço de nova publicação e mais uma série de afazeres extraordinários. A criatividade pairava sobre os pratos já esvaziados e os copos em preenchimento constante.

No dia 24 enviou-me uma mensagem: "Bom dia. Estou com covid e já estava na sexta. Não seria pior escarafunchares as fossas" Eu estava no aeroporto. Ía para "fora". Hesitei sobre o que fazer. Perguntei-lhe se se sentia bem. Disse que ía ser internado, mas ainda me falou de um trabalho que tínhamos em comum e em curso, preocupado com a sua resolução. Trabalhou até ao fim.

No dia 26 recebemos a notícia de que uma vida da nossa vida terminara. O João não se sentaria mais à mesa connosco e os livros e todas as publicações ficariam diferentes a partir daquele momento. Depois sucederam-se os momentos para recordar — EnCotrim de Culturas, Festa da Ilustração, Setúbal, Fólio, Óbidos, lançamentos de "Foi Quase um Prazer" —, mas não é a mesma coisa. Recordar não é viver, como diziam os antigos. Recordando percebemos a realidade triste de já não estarmos com as pessoas que tanto amamos. Percebemos o quanto foi importante estar com elas. Foi um prazer enorme ter estado e vivido tantos bons momentos com o João Paulo Cotrim. Resta a saudade. E a vontade de mostrar as coisas boas que ele fez. Até sempre, mano.