EnCOTRIM de CULTURAS | O texto é do Nuno Saraiva. A ideia é estarmos todos com o João Paulo Cotrim. Não o podemos esquecer. Não é possível.
Olá,
Precisamente, faz agora 1 ano, o nosso amigo João Paulo Cotrim foi à Livraria Verney em Oeiras arbitrar uma conversa a que chamou de “Sob a Minha Desatenção, Uma Curiosa Troca de Olhares”. Estavam, para além de mim e da ilustradora Catarina Sobral, a Maria José Rijo e o Gaspar Matos, anfitriões da casa e organizadores daquele evento chamado de Encontros de Cultura II, que estavam muito e agradavelmente surpreendidos por 2 recentes crónicas do João Paulo na Macau Hoje sobre as iniciativas da Verney. No final da conversa, à despedida, uma lista de projectos de futuro esboçados à pressa, mas lúcidos, eram atirados ao ar como era do seu jeito.
Daí a poucos meses, o nosso amigo partia. E com ele todos esses loucos e maravilhosos esboços de projectos, tu bem sabes quantos mil.
Tocados com a partida, a Maria José e o Gaspar resolveram dedicar um dia inteiro da jornada Encontros de Cultura III ao nosso amigo. O dia 24 de setembro, um sábado. A esse dia, que também será uma noite, chamámos-lhe EnCOTRIM de CULTURAS. Digo “chamámos-lhe”, porque fui por eles convidado a organizar a coisa de uma ponta à outra. Até tremo ao escrever isto. Dinamizar eventos não é a minha praia - eu é mais desenhos!
Desenhada a programação, sobre o signo do desenho/ilustração sobreposto ao texto ou vice-versa, aponto-me falhas nos actores chamados à homenagem. O João Paulo conhecia o Mundo e (quase) todos os seus locatários. Falta aqui tanta, tanta gente. Os ausentes, as ausentes, espero que não se chateiem comigo. Ainda temos Setúbal, depois Óbidos. Temos toda uma vida em frente para lembrar o nosso amigo, de copo na mão.
EnCOTRIM de Culturas - o programa:
10h30 - 12h
AGORA É QUE SÃO ELAS!
Oficina para crianças (e famílias) monitorizada pelo ilustrador João Fazenda a partir de jogos e brincadeiras escritas por João Paulo Cotrim para a revista UP Kids, suplemento da extinta UP Magazine, TAP.
Nos entretantos, é aproveitar para visitar a exposição do Fazenda, Reflexos espelhados pelas paredes galeria.
11h - 18h
FEIRA DO LIVRO
Abysmo/Arranha-Céus.
14h30 - 17h30
NUVENS A ALTA VELOCIDADE.
Projeção dos 5 filmes escritos pelo João Paulo, todos produção Animanostra, e de 16 curtas da Spam Cartoon, selecionadas por André Carrilho, co-fundador e actual produtor desta série televisiva.
Conversa entre todos os realizadores João Fazenda (Algo importante, 7” e “Sem querer” 7”), Daniel Lima (Um degrau pode ser um mundo, 11”), Tiago Albuquerque (Diário de uma inspectora do Livro de Records, 11”), André Carrilho (Spam Cartoon), Cristina Sampaio (em vídeochamada diretamente de Roma) e Nuno Saraiva (moderador).
17h30
Abertura do Bar Cadáver Esquisito - uma cerveja literária - a degustar com mimos da Conserveira de Lisboa.
18h-20h
A VOLTA À MYMOSA
Grande e redonda Tertúlia com amigos:
Alain Corbel, professor e ilustrador,
André Carrilho, ilustrador e cartunista político,
André Letria, editor e ilustrador,
Cláudia Marques Santos, jornalista,
Fernando Martins, fotógrafo e ilustrador,
Inês Fonseca Santos, escritora e jornalista,
Joaquim Paulo Nogueira, dramaturgo,
João Brazão, mestre cervejeiro,
Jorge Silva, director de arte, designer editorial e colecionador,
José Teófilo Duarte, designer e curador da Festa da Ilustração de Setúbal,
João Francisco Vilhena, fotógrafo e co-autor com Cotrim, de O Diário das Nuvens.
Luís Cardoso, escritor, autor de O Plantador de Abóboras, Prémio Oceanos 2021 (Abysmo),
Maria João Worm, ilustradora e autora de banda desenhada,
Marko Rosalinne, Director criativo e fundador da DeadinBeirute,
Nuno Saraiva, professor, ilustrador e cartunista político,
Pedro Burgos, arquitecto e autor de banda desenhada,
Tiago Cabral Ferreira, Gestor da Conserveira de Lisboa.
… e mais quem queira aqui tertúliar.
Durante esta conversa, serão projetadas imagens associadas a alguns dos presentes.
20h - 22h
NÃO VÁS MUITO À TUA CABEÇA
Concerto com Carlos Barretto (contrabaixo), André Gago (voz) e José Anjos (guitarra e voz), à volta de textos, poemas e canções do João Paulo Cotrim. Para perder a cabeça.
Projeção das ilustrações da revista digital A Torpor - Passos de voluptuosa dança na travagem brusca.
Espalhem a notícia. Até sábado 24, na Livraria/Galeria Verney, Oeiras. entrada livre.