terça-feira, 16 de novembro de 2021

José Saramago 99


Escrevinhei este texto para assinalar os dez anos da sua morte. Reescrevo-o  agora para mencionar o seu nascimento. Mantenho a admiração e respeito.

José Saramago nasceu há noventa e nove anos. Conheci-o no princípio dos anos oitenta do século passado. Ele acabado de publicar Levantado do Chão, eu puto, seu leitor. 

Foi para falar desse livro que o convidei para uma sessão Dois Dedos de Conversa, as conversas antecessoras das actuais Muito cá de casa. Foi no então Circulo Cultural, onde agora está a Casa Da Cultura | Setúbal. A conversa com o escritor foi iniciada por uma performance a cargo de Pompeu José e Albano Almeida. A leitura dos textos escolhidos emocionaram Saramago. Ficou conquistado. Adorou tudo: o passeio que fizemos pela cidade, o jantar confecionado pelo José Pina, e a leitura dos seus textos. A sessão em si foi inesquecível. Esta passagem de José Saramago por Setúbal ficou-me na memória. Na minha e na de todos os participantes, tenho a certeza. A saudade esclarece-nos essa memória.

A fotografia deste cartaz é do João Francisco Vilhena