sexta-feira, 1 de outubro de 2021


José Afonso mudou conceitos acrescentando atitudes ao trabalho que iniciou. A música passou a ser outra, mas a imagem da embalagem dos trabalhos que foi lançando também marcou a paisagem gráfica. A inovação musical casou com o embrulho estético visual. Foram convocados grandes artistas para a concepção desse trabalho. José Santa-Bárbara, José Brandão, João de Azevedo e Alberto Lopes assinam as capas destes discos inovadores e intemporais.

No tempo em que finalmente a música de José Afonso é reeditada, pedimos a José Brandão que nos mostrasse os desenhos que desenvolveu no tempo em que José Afonso lhe pediu que desenhasse a capa de Coro dos Tribunais. A exposição está aí, e é nesse espaço expositivo que assinalamos e festejamos o retorno ao convívio do público da criatividade de José Afonso.

Convidados para a conversa: José Brandão, Nuno Saraiva, responsável da editora Lusitanian Music, responsável pelas novas edições. Alice Brito, escritora. Ana Nogueira, artista visual e curadora da exposição. Henrique Guerreiro, dirigente associativo e político. Eu também vou dar ao badalo e moderar o badalar. É já na próxima sexta-feira, às oito e meia da noite. Convidados.