segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Orgulho sem preconceito


José Afonso nasceu no dia 2 de agosto de 1929. Morreu aos cinquenta e sete anos, depois de construir uma obra que marcou um tempo e vidas. 

Estou a preparar uma exposição que vai assinalar a data de gravação do álbum Cantigas do Maio. Este trabalho maior da música portuguesa foi gravado em outubro de 1971. Momento histórico que fez mudanças na maneira de ouvir e reconhecer a música feita por cá. Música maior, cultura invulgar, resultados surpreendentes. Parece que foi gravado um destes dias. E foi: a intemporalidade abraçou a obra de José Afonso. Não existem registos menores. É de excelência que falamos. A exposição que estou a preparar será norteada por conversas que tive com José Afonso e por outros registos já publicados. É um trabalho pessoal. É que eu falei muitas vezes com o Zeca. Esta fotografia é apenas um registo de um dos nossos muitos encontros. Foi o Armando Reis que a tirou. Ando à procura do original. Eu, que dificilmente me orgulho do que quer que seja, tenho um orgulho imenso nesta fotografia. Desculpem a ousadia deste gesto. E da falta de barbeiro.

Muito obrigado, Zeca.