sábado, 10 de abril de 2021

Modos de fazer paisagem






A paisagem rodeia-nos e ilustra vivências e passagens do tempo. Vivemos rodeados das memórias impressas nesses ambientes colectivos. São telas instaladas em nosso redor. As exposições VIAGEM MAIOR, de Duarte Belo e João Abreu, e APODIDRASKINDA, de Katie Lagast, visionáveis na Casa da Avenida desde ontem, têm em comum um certo reconhecimento do valor da paisagem e da importância e influência que têm nas nossas vidas.

Duarte Belo e João Abreu habituaram-nos ao rigor fotográfico aliado a uma preocupada interpretação da natureza. Estas paredes transportam interrogações e receios. A paisagem é assunto muito sério. A sua interpretação e protecção não podem ser encarados com excessiva descontração. As imagens passam para livro, onde se explicam com textos também de elevado rigor científico e estético. Uma grande viagem, esta VIAGEM MAIOR.
APODIDRASKINDA, de Katie Lagast é uma belíssima instalação, onde a interpretação da realidade urbanística tem aqui contornos de elevada atenção pela cor e forma da tradição urbana. Carlos Botelho (o pintor de Lisboa), disse uma vez que a cor da cidade é o rosa. Parece-me que Katie Lagast considera razoável a apreciação do mestre pintor. Percebeu isso ao desembrulhar tecidos usados e ao olhar em seu redor.
Sugiro visita. Estamos perante duas exposições de grande qualidade. Dois olhares tão distantes e tão próximos. Duas concepções universais e contemporâneas do mundo e da sua forma.

CASA DA AVENIDA, GALERIA. Avenida Luísa Todi, 286, Setúbal.

facebook