segunda-feira, 22 de março de 2021

Jina Nebe

 

REAIS PRESENÇAS |
Jina Nebe
expôs pinturas e fotografias, na galeria da
Casa Da Cultura | Setúbal
, em Novembro de 2019. Foi outra das participações estrangeiras na programação da galeria da Casa. E eu escrevinhei umas palavras na folha de sala. As citações que as antecedem servem para que a coisa se "perceba" melhor.


Toda a arte verdadeira é abstracta na sua estrutura.
Se o fotógrafo não é um descobridor, então não é um artista. Paul Strand

Eu não fotografo a natureza. Fotografo as minhas visões.
Fotografaria uma ideia antes de um objecto, um sonho antes de uma ideia. Man Ray 



IMPREVISÍVEL REALIDADE | Há imagens que nos impõem surpresa e assombro. Quando se viaja por estradas aéreas é a distância que dita a observação. O mundo é limitado e atingível. Está ao nosso alcance, mas os limites são imperceptíveis. 

A vontade de representação passa à necessidade de se encontrarem contornos. Tornar visível num plano o que se observou de tão longe. A complexidade passa a simplicidade. Aqui, observamos relevos em sucessões de cores e sombras. Jina Nebe convoca os materiais mais diversos para esta vontade de se exprimir. Esta exposição são várias exposições. A artista quis mostrar aqui - talvez por ser esta a primeira vez que expõe na cidade -, a diversidade do seu trabalho. Circulamos por trilhos que nos são estranhos. Há por ali muita rota. Muito caminho percorrido pela densidade das impressões fotográficas, da diluição das tintas, das raspagens mais agressivas. Caminhamos pelo ar. Podemos até levitar. Quem nos impede? Estes trabalhos devem ser vistos com os olhos e a mente disponíveis para a mudança. Mudar é bom, quando se muda para melhor. Para quê fazer o que já foi feito? Para quê insistir na facilidade da habilidade? 

O artista deve surpreender. Sempre".


Enquanto a realidade não o permite, podemos "frequentar" outros trabalhos neste local: Jina Nebe

facebook