domingo, 31 de maio de 2020

É preciso fazer um desenho?

Hoje era dia de Festa. A Festa da Ilustração - Setúbal abriu sempre às zero horas do primeiro dia de junho. Esta sexta edição abre mais tarde. A razão não tem nada a ver com o COVID19, mas parece que estávamos a adivinhar o atropelo. 

A Festa passou para o mês de Outubro. Haverá Festa, portanto. E rija. André da Loba será o convidado contemporâneo. Osmani Simanca vem de fora. Será o convidado estrangeiro desta edição. Tom — Thomaz de Mello — é o representante dos clássicos. Haverá também uma homenagem a João de Azevedo, que muito recentemente nos deixou. Foi um entusiasmado participante em anteriores edições, com exposições de excepção. Assinalaremos também os cinquenta anos de lançamento do histórico álbum Cantigas do Maio, de José Afonso. Clássico e intemporal. A Ilustração Portuguesa trará a Setúbal o melhor que os melhores ilustradores têm para mostrar. João Francisco Vilhena vai repetir uma ideia que desenvolveu há alguns anos: ilustrar ilustradores em pose para fotografias encenadas conforme idiossincrasias ou vontades próprias.
Os futuros profissionais destas artes também vão estar por aqui, trazendo os trabalhos feitos em tempo escolar. A região e os seus ilustradores vão estar em duas mostras. São dez exposições ao todo, entre Setúbal e Azeitão.
Mas também teremos música. E uma feira de edição independente.
Enfim, nada disto se pode perder. Em breve será apresentada a imagem da Festa 2020. O André da Loba está a tratar disso.
É a Câmara Municipal de Setúbal que organiza e produz, em colaboração com os já habituais parceiros. Será em Outubro. Até já.

facebook