sexta-feira, 24 de abril de 2020

Fotografar a imaginação

Fotografar não é fácil. Com as tecnologias ao alcance de todos a coisa piorou. Hoje toda a gente acha que faz uma fotografia brilhante. E faz, para guardar no computador e mostrar aos amigos. 

Mas a fotografia que nos faz meditar e olhar para outros horizontes não cabe neste cartão de memória. Fotografar é mostrar outras coisas. É olhar, e, como naquele momento que Cartier-Bresson definiu como decisivo, perceber o que ali se passou. A fotografia conta histórias. Podem ser reportadas da realidade, ou podem ser encenadas, mas é sempre a arte que regista aquele momento irrepetivel.
Pratico com a fotografia uma relação de grande amor. Às vezes imagino-me uma daquelas personagens de Pirandello que acordam com outra personalidade e actividade em outro lugar qualquer. Gostava de acordar arquitecto em outro sítio e fotografar a arquitectura que muda vidas e comportamentos. Enfim, pancadas.
Profissionalmente, como designer ou art director, já tive a sorte de trabalhar com grandes fotógrafos. Convoco dois deles, os mais próximos, depois de incontáveis trabalhos — exposições, folhetos, cartazes, livros. Dois fotógrafos muito diferentes na procura do alvo, mas ambos rigorosos na exigência: Maurício Abreu e João Francisco Vilhena. O João Francisco já esteve na galeria da Casa Da Cultura | Setúbal, com uma exposição de retratos, em ambiente de grande proximidade com os fotografados. O Maurício vai expôr em breve. Apesar de a fotografia se poder perceber online, uma exposição de originais desenhada com o fotógrafo é sempre outra coisa. Outros fotógrafos vão aparecer por cá. Vamos estar atentos aos roubos de almas.
Estas fotografias são deles. A primeira do Maurício, recolhida em terras que o encantam, e a segunda é do João Francisco, no seu convívio com Saramago em Lanzarote. Também aqui coloco alguns livros que fizemos juntos. Há mais, mas estes estão-me mais próximos. Muito próximos. Fazem parte de mim.
Obrigado, Maurício e João. Temos que combinar sair, quando sairmos disto.

facebook