terça-feira, 7 de abril de 2020

EM VOZ ALTA | A Grande Poesia Portuguesa pelos Artistas Unidos


É um projecto de Jorge Silva Melo, director dos Artistas Unidos. 
Poesia dita com o cunho de cada actor que a interpreta. Cada um destes EM VOZ ALTA é uma representação que ombreia com o bom teatro, com a melhor literatura, com a perfeita defesa da dignidade dos autores ditos.
E que autores já por cá passaram: Alberto de Lacerda, Gomes leal, Luiz de Camões, Carlos de Oliveira, Manuel Gusmão, Manuel da Fonseca, Alexandre O'Neill, José Afonso, Bocage, José Régio, Eugénio de Andrade, David Mourão-Ferreira.
A poesia reunida de David Mourão-Ferreira, lançada na Gulbenkian, no dia 16 de dezembro do ano passado, foi apresentada aqui no dia 28 de novembro. Antecipação de leituras em sala a abarrotar.
Para além da excelência das apresentações na Sala José Afonso, houve uma das sessões que aconteceu na Casa d’Avenida. Estava por lá pendurada uma exposição que concebi para assinalar os noventa anos de José Afonso, logo fazia sentido fazermos lá o recital. Vieram para a leitura Lia Gama, Nuno Gonçalo Rodrigues e Luís Meireles. Lia Gama Foi amiga de Zeca. Mas a emoção não fez estremecer a leitura. Emoção pessoal contida em momento de emoção generalizada.
Para estas leituras, Jorge Silva Melo convoca uma equipa de luxo: Maria João Luís, Lia Gama, Luís Lucas, Nuno Gonçalo Rodrigues, Luís Meireles, Manuel Wiborg, Catarina Wallenstein, para além dele próprio.
Agora, nestes tempos de retenção caseira, os Artistas Unidos gravaram em casa novos poemas de novos poetas. Estão à nossa disposição no site da Casa da Cultura: http://www.casadacultura-setubal.pt/
Até breve.
facebook