terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Rodeado de idiotas



Não é livro da minha estante, mas veio-me aqui parar, oferecido por alguém que achou ser seu dever advertir-me para um mal que pensou estar a acontecer-me. Acontece que não me considero rodeado de idiotas. Sei escolher companhias e também eliminar más escolhas. Ninguém nasceu para sofrer.


O título pareceu-me
simultaneamente básico e pretensioso. Mas cedi. Li.Tudo ali está estruturado como se de um"Manual para Identificar Idiotas" se tratasse. Essa ideia de tratado enciclopédico salva o esforço de Thomas Erikson. Retive uma ideia/sugestão que coincide há muito com o que penso dos meus breves contactos com idiotas: "comunicar com eles por escrito". Os idiotas não sabem ler nem escrever. Espalham-se ao comprido quando tentam alinhar um raciocínio. É limpinho. Mas Erikson acrescenta: e "dar-lhes uma resposta que eles percebam". Aqui a coisa complica-se. Não é fácil explicar as nossas verdades aos verdadeiros idiotas, sem passarmos nós próprios por idiotas. Enfim, esta leitura não me aqueceu nem arrefeceu. Mas até foi divertida. E agora vou voltar aos livros a sério, para não ficar completamente idiota.

RODEADO DE IDIOTAS
Autor: Thomas Erikson
Editora: Lua de Papel (Leya)
Capa: Rui Rosa
Tradução: Patrícia Cascão
Revisão: Marta Elias
Paginação: A. Sena
Impressão: Eigal