sexta-feira, 29 de junho de 2018


FIM DE FESTAFesta da Ilustração - Setúbal chega ao fim este fim-de-semana. Últimas horas para conhecermos a melhor ilustração que por aí se faz. O jornal da Festa tem toda a informação necessária para que a visita corra bem e está disponível gratuitamente em todos os locais expositivos. Pessoalmente, como promotor da iniciativa e como consumidor dos produtos que os autores da disciplina nos fornecem, agradeço esta possibilidade de convivermos com a comunicação inteligente, bem-humorada e culta. Muito obrigado, João Fazenda: as paredes da galeria da Casa Da Cultura | Setúbal vão ter saudades da tua extraordinária exposição. E muito obrigado também, a ti e ao Bruno Humberto, pelo fantástico RETRATO FALADO que nos revelaram. Muito obrigado, Alberto Lopes: a tua GALINHAS DO MATO fez-nos reviver o genial e inesquecível José Afonso. Muito obrigado, Jorge Silva: o teu TÓSSAN, A VIDA É ENGRAÇADA MAS EU LEVO-A A SÉRIO ficou um brinco. E o livro também é peça de ourivesaria. Muito obrigado, família de José Paulo Simões: a exposição RESUMO DA MATÉRIA DADA trouxe-nos a saudade de um autor fabuloso. Voltaremos ao seu trabalho um dia destes. Muito obrigado, ilustradores participantes na ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA: o João Paulo Cotrim sempre disse que esta iniciativa tinha pernas longas. Muito obrigado, malta do VER AO PERTO: a cidade começa a perceber que a excelência não tem limites geográficos e que há limites para a baboseira. Muito obrigado, Maria João Frade: a criatividade e vontade de participar foram fundamentais para a Festa dos mais novos. A Casa d'Avenida é uma referência cultural desta terra em todo o lado. Muito obrigado, Vanda RochaCátia OliveiraMárcia PachecoJoão Farinho, Luís Brandão, Tomás Barão, José Luís CatalãoManuel Augusto AraujoFilipe Vieira e Sérgio Mateus: isto deu trabalho, mas fez-se, e bem. Muito obrigado, Fátima Ribeiro de Medeiros e Francisco Borba (LASA) — SILVA DUARTE, ILUSTRADOR DE ANDERSEN: não esquecermos quem fez no passado é fundamental para percebermos quem faz no presente. Muito obrigado, João Maio Pinto, Miguel Feraso Cabral, Gonçalo DuartePedro Lourenco e Ricardo Martins (Bruxas/cobras), Óscar Silva, Ricardo Martins, Mestre André (Jibóia): O vosso concerto CHEGOU O HOMEM DOS SETE INSTRUMENTOS foi da caraças.
Muito obrigado, Alexandre Gomes (Gift.It) e Luís Santos (Cromia): a qualidade do vosso trabalho impôs-se, e a vossa disponibilidade foi notável. Agradecer à imprensa que reparou na Festa pode não parecer muito politicamente correcto, mas não resisto a fazê-lo. É que vocês portaram-se tão bem... Muito obrigado, pois.
Muito obrigado, Maria das Dores Meira, Pedro Pina e Luís Liberato: o apoio político, cultural e financeiro que torna a iniciativa possível é boa nota de desempenho.
Este agradecimento estende-se a quem visitou as exposições, fez sugestões, teve conhecimento da intensidade que a Ilustração tem no panorama da opinião e da atitude em Portugal.
Mas claro que agradecer é pouco. Mantenham-se atentos. Os ilustradores portugueses merecem toda a nossa atenção. Isto não é um fim; é um até já.

facebook