quarta-feira, 15 de novembro de 2017



RECORDEMOS | Estávamos em 1986. Março, mais precisamente. O livro TERRAL, de Miguel de Castro, foi a primeira publicação da Estuário. Editora criada para pequenas edições mais viradas para o convívio com os autores do que para o sucesso comercial. É por isso que aqui recordo o momento do lançamento. Foi no fantástico FORA DE MODA, bar que na altura era a alternativa aos ambientes manhosos dos bares de então em Setúbal. Os donos eram os meus amigos Henrique Guerreiro e AntónioJorge Piçarra.
Passo às apresentações: Henrique ajusta pormenores, vendo-se também na fotografia Viriato Soromenho Marques, que apresentou o trabalho, e o próprio Miguel de Castro. Na outra imagem apareço eu a proferir vulgaridades, tendo ao meu lado o Viriato, nitidamente ansioso por intervir. E na outra fotografia aparece o nosso amigo Carlos Rodrigues — Manel Bola — que se dispôs a recitar os poemas transformando um deles — e para surpresa de todos — em fado. Nessa faceta acompanhado por outro amigo: o Albano. Miguel de Castro sempre atento.
E pronto, foi o que me apeteceu recordar. Alguns vão-se lembrar da cena. Outros ficam a saber que a vontade de fazer coisas em cultura com exigência e rigor sempre existiu. Mesmo sem tecnologias de ponta. Apesar de as tecnologias darem uma certa ponta.

facebook