sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OLHAR OS OUTROS Fátima Rolo Duarte é designer, mas sempre experimentou outros enleios, animada pela intensa curiosidade intelectual que a mina. Anda pela imprensa escrita, pelas artes visuais, pela blogosfera, pelas redes sociais. O que vai agora fazer na Galeria da Casa Da Cultura | Setúbal é uma aventura e um desafio. O texto que escreveu para explicar a coisa diz mais ou menos o que pretende fazer. Mas para se perceber mesmo o que poderá isto ser terá que se passar por cá.
A abertura é na próxima sexta-feira, dia 13. Teme-se o que poderá
acontecer. Eu disse que era uma aventura e um desafio, não disse?
BLIND MICE | FÁTIMA ROLO DUARTE
CASA DA CULTURA | SETÚBAL | GALERIA
SEXTA-FEIRA | 13 | FEVEREIRO | 22 HORAS

(A instalação estará pela Casa até ao final do mês)
BLIND MICE | No século XIX, o filósofo britânico Jeremy Bentham imaginou um edifício onde seria possível observar, permanentemente, operários ou prisioneiros. A utopia panóptica é hoje a nossa realidade social representada no controlo de todas as nossas acções através de câmaras, dominadas por algoritmos que nos fixam a vida. A transparência, palavra antiga que se ligava à compreensão dos textos de Platão até Plotino para quem deuses e anjos seriam simultaneamente presentes e invisíveis. Seres vigilantes. Longo caminho se percorreu até aos nossos tempos caracterizados por um tecno-fatalismo a que todos nos submetemos, ordeiros, cordatos e, no limite, indiferentes, passivos. Neste sentido, o que se pretende é representar o estado actual da nossa transparência. Corpos que não passam despercebidos por onde passam e deixam rasto. Um mapa da vida. 
Três webcam ligadas a um computador 24 horas por 24 horas ligado à plataforma de comunicação Skype serão instaladas em locais estratégicos da galeria onde, por sua vez, teremos um projector que servirá para devolver ao visitante observado a sua imagem acompanhada de comentários pela artista, entidade simbolicamente omnipresente, disponível para comentar o que observa à distância, “protegida” pela tecnologia.
Fátima Rolo Duarte
facebook