terça-feira, 16 de outubro de 2012

O MESTRE-ESCOLA | O meu amigo André Gago, actor e escritor com créditos reconhecidos, ficou "passado" com a lição do senhor que faz contas como ninguém, e expressou-se assim no seu mural no facebook. De facto, na conferência de imprensa, Gaspar parecia estar a gozar com o pagode. Chegou a repreender, ironizando, os jornalistas por insistirem em uma ou outra pergunta. Como se fosse um mestre-escola a corrigir os meninos que não estudaram a lição. A irritação do André também é a minha irritação. Mas ele expressou-a tão bem, que partilho aqui este seu desabafo como se fosse meu. Meu e de todos nós.



Então se queres retribuir o dinheiro que o país gastou em educar-te, devolve-o, ó Caspa ambulante! Pois eu quero ressarcir-me do dinheiro que o país tem poupado comigo, durante algumas décadas, e nas que estão para vir, ó Gaspacho! E não estou a falar em educação, como tu, que és um ganda malandro, e já ias insinuar que se calhar me falta a mim. Se foram preciso décadas (!) e gastos avultados para te educar, ó mandrião, então algo vai mal na educação neste país, definitivamente. Mas nem assim conseguiste formação suficiente para evitar o ridículo das tuas declarações. Ó pá, quem me conhece sabe que eu até sou um bocadinho pomposo nas minhas abordagens no espaço público, mas tu tiraste-me do sério, Kasparovitch! É que até essa de ser preciso subir a ministro para poder retribuir seja o que for ao país me deixa fora de mim: quer dizer que, até agora, não tinhas feito nada pelo país, não é, ó olheiras?! Apanhei-te! E a malta aqui, é bem de ver, como não foi convidado para ministro, não faz nada pelo quintal à beira-mar plantado, ó ectoplasma. Somos todos umas gorduras com vírgulas, ó manipanso. Vai dormir, pázinho, que o teu mal é sono. E, se acordares, vira-te para o outro lado e dorme. Que a malta, se tu não dormires bem, não consegue dormir descansada.

P.S.: voltem os políticos a sério, que estão perdoados...
André Gago, no facebook