terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Resposta a Sofia


A Sofia Loureiro dos Santos, do Defender o Quadrado, faz-me um desafio: revelar aqui as leituras que não me fizeram grande mossa. Ora, o que não me aqueceu nem arrefeceu também não fez história. Logo não tenho muito para contar. Autores que em determinada altura pensei terem-me operado mudanças, verifiquei mais tarde que afinal me tinham deixado na mesma. Eram lérias para entreter adolescentes. Não contam. Ressalvo aqui algumas excepções, como todo o Borges, Camus, Vergilio Ferreira, Fernando Pessoa, Nabokov, D. H. Lawrence ou Lawrence Durrell, ou, mais recentemente, Roberto Bolaño. Mas estes são os que gosto. E muitos mais há. O que é irrelevante não me lembro. O que não gosto não chego a ler. Não me passa pela cabeça encetar um livro de Paulo Coelho, Harold Robbins ou José Rodrigues dos Santos ou qualquer outro best-seller de supermercado. Deus me livre. Um beijo para a Sofia.