sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Jovens do vasto mundo...


O meu comentário à demissão de Domingos Lopes do PCP, provocou um corrupio na caixa de correio electrónico. Lembra-me quem me conhece que eu próprio fui do PC, e que nasci depois da invasão da Checoslováquia. Logo, devia estar calado. Estive inscrito no PC, é facto, entre os dezoito e os vinte e nove anos. Nunca fui muito "soviético", nem grande apologista do centralismo "democrático". As chinesices maoístas não eram apreciadas e a Coreia do grande líder não ocupava nem um segundo das nossas preferências. Nunca fui organizado. Era mais "bonecos" e menos política activa. Activo sou mais agora. Na opinião, é claro, e com toda a independência. A diferença entre mim e Domingos Lopes está no tempo em que as coisas acontecem e nos lugares de responsabilidade. Eu saí há mais de vinte anos e de mansinho. Ele saiu só agora, com alarido. Os meus amigos centralmente e democraticamente organizados na estrutura cada vez mais estalinista sabem bem disso. Mas a vontade de lutar contra os traidores aos ideais das auroras cantantes soam alto. Registo e lamento.