sábado, 2 de maio de 2009

Mas cortai o mal bem pelo fundo

Carvalho da Silva sabe muito bem que os manifestantes que insultaram Vital Moreira são sectários militantes do PCP e não famélicos desesperados pela situação de desemprego. Expressões como "traidor" são como o algodão, não enganam. E as declarações do deputado Miguel Tiago Crispim Rosado também não. Deviam ter alguma vergonha quando usam classificações tão definitivas e com aquele ar pesaroso de sacristões de província. O sofrimento pio que exibem é pouco ajustável aos seus verdadeiros ditames doutrinais.
Para alguma coisa deve ter servido, a Carvalho da Silva, o doutoramento em sociologia que completou em simultâneo com o mandato de secretário-geral da CGTP-IN. A sociedade não é regulável pelas suas bitolas intransigentes.
Miguel Esteves Cardoso, na notável crónica que assina hoje no Público, fala da aproximação dos comunistas aos princípios cristãos, por via do encontro entre Jerónimo e Ortiga: "Tanto faz ser um comuna ou um bispo. O puritanismo é o mesmo. O desejo de mandar em todos nós é o mesmo. A convicção de que são melhores do que nós, também".
O puritanismo e a compaixão exibidos são falsos como o crocodilo que Churchill convocou para ilustrar os comportamentos destes "revolucionários".