sábado, 21 de março de 2009

Deambulatório

Aos sábados, opiniões escolhidas entre as publicadas nas redondezas.
Milagres - Bento XVI é um crente, como lhe compete. Na sua viagem a África já pediu dois milagres: um, abstinência sexual; outro, fim definitivo da corrupção.
Tomás Vasques HOJE HÁ CONQUILHAS

Boa escolha - Descontado o absurdo regimental do "acordo não escrito" entre o "bloco central" para o efeito, acompanho o PS na escolha de Jorge Miranda como o nome a propor à AR para o cargo de Provedor de Justiça e discordo da "reivindicação" da dra. Ferreira Leite, sobretudo feita depois de conhecer o nome indicado pelos outros. Jorge Miranda foi várias vezes meu professor, é um homem de uma probidade acima de qualquer suspeita, ferozmente independente, um homem de cultura e, como se costumava dizer noutros tempos, um homem bom. Tem, muito adequadamente, o perfil ajustado à função. O PSD devia seguir o conselho do Presidente da República e apoiar esta solução, deixando-se rapidamente de contabilidades e de mariquices.
João Gonçalves PORTUGAL DOS PEQUENINOS


Anúncios e liberdade - Não costumo ouvir a Antena 1. É muito aborrecida mesmo. Por isso só vi o anúncio de que se fala na blogosfera.
Fico espantada com a polémica que se levantou. Realmente o anúncio
é muito estúpido, não tem graça. Mas é um anúncio, imaginado e realizado por uma agência de publicidade. Vamos suspeitar que foi José Sócrates, ou alguém por ele, que o encomendou? Haja paciência.
Também não costumo Ver a TVI. É tudo aquilo que eu abomino nos pseudojornalismo pseudoinformativo. Ao contrário de Manuela Moura Guedes, eu acho que o jornalismo deve ser informativo, se necessário incómodo. Mas não o contrário, ou seja só é jornalismo se for incómodo, agressivo, histriónico e anti-governo.
Ou seja: neste momento a liberdade está ameaçada e a democracia nas vascas da agonia quando há campanhas publicitárias que sugerem que os cidadãos odeiam as manifestações e quando a ERC afirma que vai investigar as queixas contra o jornal da TVI.
A liberdade da imprensa mede-se pela quantidade de vitupérios que se dizem contra o governo, o PS e Sócrates, em particular, atingindo e levando por arrasto tudo o que se lhe chegue, ainda que de leve.
Estranha concepção de democracia.
Sofia Loureiro dos Santos DEFENDER O QUADRADO

Cirurgião de serviço
- A esta opinião da Sofia, acrescento esta, de Valupi, publicada no ASPIRINA B, e mais esta, de Pedro Adão e Silva, no LÉXICO FAMILIAR.