domingo, 15 de fevereiro de 2009

ARCO 09










Há um ror de anos que se realiza em Madrid. Parece estar bem. A organização alinha todas as preocupações do visitante até ao mais pequeno detalhe, mas a crise também se percebe nos promenores: ao catálogo foi reduzida a gramagem do papel - um dia destes é tranparente, o que parece pouco recomendável quando se fala em impressão de imagens. Os conteúdos não desiludem. Rigorosa documentação. Os galeristas também não falham em simpáticas prestações de serviços: conhecem os artistas desde pequeninos e fornecem-nos esse conhecimento. Alguns ainda estão a crescer. Outros estão em crise de crescimento.
É aí que reside o principal problema da actualidade: a novidade não espreita. Gente em crescimento há 2 anos, continua na fase do cócó na fralda, como se o tempo tivesse parado no período da descoberta. A ideia da insistência num estilo até à exaustão já era. O mundo não aplaude monotonias, e está habituado a maior velocidade das ideias. Tirando estes reparos... tudo bem.
Deixo aqui algumas imagens que recolhi sem outro critério que não seja o de uma visão pessoal da coisa. São todos "veteranos", lá está.
Para já, não identifico os autores. Ficam só os ambientes.
Mais tarde falamos disso.