domingo, 27 de julho de 2008

Ribeiro de talento


"Se não entendo tudo, devo ficar contente com o que entendo. E entendo que vejo estas árvores e que tenho direito a minha língua e que posso olhar nos olhos dos estranhos e dizer: não me desculpe por não gostar do que você gosta; não me olhe de cima para baixo; não me envergonhe de minha fala; não diga que minha fala é melhor do que a sua; não diga que eu sou bonito, porque sua mulher nunca ia ter casado comigo; não seja bom comigo, não me faça favor; seja homem, filho da puta, e reconheça que não deve comer o que eu não como, em vez de me falar concordâncias e me passar a mão pela cabeça; assim poderei matar você melhor, como você me mata há tantos anos."

João Ubaldo Ribeiro vai receber o próximo Prémio Camões. Este prémio é uma espécie de nobelzinho de trazer por casa. Digo isto sem ofensa. Distingue os melhores que vão contando histórias em Língua Portuguesa (estão a ver? Tudo em maiúsculas). Gosto das histórias deste João."A Casa dos Budas Ditosos" despertaram-me para o que escreve. Depois fui procurar "O Sorriso do lagarto", o "Viva o Povo Brasileiro" e mais o que por aí encontrei. A ironia está sempre presente. O humor chega a parecer demencial. A grande qualidade da escrita nunca falta à chamada. Um grande escritor, sim senhor.
Parabéns ao júri do Prémio.