terça-feira, 8 de abril de 2008

Futuro próximo


Julieta do Vale inaugura na próxima quinta-feira uma exposição de fotografias suas. Chamou-lhe Futuro Próximo. As imagens foram todas feitas no Japão, país onde esteve suportada por uma merecida bolsa de estudo atribuída pela Gulbenkian.
A Julieta fez o estágio profissional na DDLX. E nós gostamos muito dela e do seu trabalho. Para justificar a mostra resolveu escrever estas bonitas palavras:

Dias em que me aproximo do futuro. Vejo que os elementos envolvidos no meu caminho mantêm um movimento inverso mas harmonioso. Toda a gente se dirige para onde vai e eu só ando. Preciso de arroz e de perceber porque está tudo tão bem iluminado.
O espaço de tempo entre acontecimentos dirige os pensamentos para algumas conclusões agradáveis. Procuro o incompleto. Os meios de transporte são confortáveis mas não adormeço facilmente. Tento representar o invisível que me rodeia.
Os ambientes apresentam uma assimetria que encanta, através do desequilíbrio e da aparente casualidade das coisas. Ao eliminar o que não é essencial, reduzindo as coisas à sua essência, o design japonês evoca um sentimento de infinidade.
O espaço é uma entidade com quatro dimensões: altura, largura, comprimento e tempo. Não é necessário estar cheio para ser útil. O vazio pode ser preenchido pela habilidade de cada um. No espaço aberto onde ficamos, podemos estruturar o fluir do tempo e beber chá verde. Podemos ver as pessoas que passam. Levam saquinhos cheios de pedras redondas. Mexem os braços duma maneira diferente.
Os dias são curtos e o vento é cortante. Posso descobrir outros caminhos sem me perder. Parece que respondo bem em japonês a perguntas que não percebi totalmente. Por alguma razão as coisas fluem
.


Galeria Monumental
10 Abril > 7 Maio
Terça a sábado, das 15h00 às 19h30
Campo dos Mártires da Pátria, 101, Lisboa