terça-feira, 10 de julho de 2007

Leituras passadas



Ora vamos lá responder ao desafio da Sofia. Escolhi os tais cinco livros que agora recomendo, sem outro critério que não seja o prazer da leitura.

Cidade Proibída, Eduardo Pitta - Uma história sem lugares-comuns nem falsos moralismos. Vidas que se cruzam num universo de complexidades. Sofisticado e autêntico. A intimidade de cada um tem importância na relação que se estabelece com os outros? Claro que tem. O importante é sermos decentes. Mas a decência é o contrário da censura e da intolerância. Ser decente é ser gente. Gente sem complexos sociais ou sexistas. Um belíssimo livro.

Memórias de um nómada, Paul Bowles - O escritor americano corre mundo e faz amizades. Radica-se em Tânger e um corrupio de malta atravessa o oceano para visitá-lo. Ele recebe-os da melhor maneira - Conversando. Este livro é uma história sobre os prazeres todos. E é um prazer também.

Segredos do Reino Animal, Helder Moura Pereira - Já referi este livro, em Maio, mas repito: Estes Segredos da Vida Animal revelam uma missiva simples: a complicação que é vivermos simplesmente uns com os outros.

O Fim da Fé, Sam Harris - Trabalho muito bem documentado sobre as razões que levam tanta gente crescida a seguir cegamente as religiões que são postas à sua disposição no mercado da Fé. Um tratado.

Deus e a Fé, J. I. González Faus e Ignacio Sotelo - Também no domínio das crenças, um crente e um não crente, ambos intelectualmente superiores, lançam-se num diálogo sem limites nem árbitro. O resultado do derby é escolhido pelo leitor. Um livro fascinante.

E pronto. Agora vou escolher as vítimas para este jogo:
Sandra Passos
Afonso Reis Cabral
Gisela Neto
José Carreira
João Reis Ribeiro
Participem, se para aí estiverem virados.