quinta-feira, 5 de julho de 2007

A Europa e o futuro


Constitucional ou não, mini ou maxi, o futuro da Europa depende do tratado que está em discussão. A Europa parece ter medo de ouvir os seus cidadãos e de se confrontar com os princípios que têm de estar na sua base.
Passando por questões de democracia interna e pela definição dos direitos que serão assegurados, este não é um tratado isento de opções ideológicas. Os seus impactos sociais e económicos podem e devem ser analisados previamente.
No entanto, mesmo após a recusa de dois povos, os líderes europeus optaram por reformular o tratado sem mudanças profundas. Para a ATTAC, este é um processo a que os cidadãos não podem ser alheios. É preciso não só numa análise crítica do processo de elaboração do tratado, mas também uma discussão do que devem ser os seus objectivos.
Agora é o momento de discutirmos as fundações que queremos para este edifício e como o queremos construir. (ATTAC - Portugal)

Debate: Construir a Europa, como e com que princípios, com os juristas José Manuel Pureza - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Bloco de Esquerda.
Pedro Delgado Alves- Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Juventude Socialista.

6 de Julho | sexta-feira | 19 horas
Galeria Zé dos Bois - Rua da Barroca, 59, Lisboa - Bairro Alto.

Organização: ATTAC PORTUGAL – Núcleo Europa