quinta-feira, 7 de junho de 2007

No feminino


Valentina, Afrodite, Cleópatra, Selene, Anna G., Denise, Marilyn, Helena, Miss Sissi, Nefertiti, Kiki de Montparnasse, Sílvia… Nomes de mulheres, nomes que nos fazem recordar actrizes de cinema, figuras históricas, mulheres comuns, mas também nomes de cadeiras, máquinas de escrever, candeeiros.
Ao escolher determinado nome, o designer atribui uma identidade sexual ao objecto, concedendo-lhe qualidades humanas, e evoca muitas das ideias culturalmente associadas ao universo feminino – sensualidade, tentação/desejo, glamour, encanto, beleza, doçura... O nome torna-se indissociável da forma e apela à imaginação, levando o utilizador/consumidor a convocar memórias pessoais e afectividades, a associar outras ideias ou imagens mentais, muitas vezes do inconsciente.
Em paralelo, existem peças e acessórios que se inspiram nas formas femininas ou possuem uma elegância e feminilidade que as faz serem associadas a este universo.
A mostra temática No feminino apresenta uma pequena selecção de peças de design e moda da colecção cujas formas remetem directamente para o corpo feminino ou cujos nomes lembram pessoas comuns, celebram figuras da história e da mitologia ou exaltam estrelas fetiche do cinema. (Texto promocional)

FLASHES DA COLECÇÃO No Feminino 5 Junho | 31 Julho | 2007.
Agosto/Setembro: Nomadismo e Novas Habilidades
Outubro/Novembro: Re-Design
Dezembro: (Dis)funcionalidades?

Concepção: Bárbara Coutinho
Produção | Coordenação: Direcção Municipal de Cultura | MUDE

MUDE Museu do Design e da Moda | Colecção Francisco Capelo
Sala do Risco. Largo de St. António à Sé, 22, Lisboa