segunda-feira, 28 de maio de 2007

Segredos do dia


A vida não é um palco, não, a vida
é um ringue, a vida partiu-me os ossos todos.


Helder Moura Pereira é um dos animadores do blogue O Sol quando nasce. É lá que nos dá a conhecer as traduções para português da grande literatura que vai encontrando pelo mundo.
Como poeta tem um novo volume de originais. Helder publica com regularidade: perto de trinta títulos, em trinta anos, já povoam por aí muita estante. Frequentar esta poesia sugere-nos roteiros de exigência. Remete-nos para as grandes leituras. Walt Whitman anda por lá. Confirma-se, com estas viagens quotidianas, a existência de uma voz única. Uma voz que, isolada no terreno da literatura, é representante permanente de vivências diárias. Um discurso sem excessivos enleios nem descrições extemporâneas. Estes Segredos do Reino Animal revelam uma missiva simples: a complicação que é vivermos simplesmente uns com os outros.
Mas, deixemo-nos de lérias.
Temos poesia da boa. Um dos grandes livros deste ano.
Ouçam só este bocadinho:

Nem no sono nem na vida se sabe
o fim, acordo-te antes que a dúvida
te faça retirar a mão de onde repousavas.
Ainda me atormentais, banais segredos
do reino animal, atormentar-me-eis sempre,
pelos vistos sempre, sempre, sempre.


Segredos do Reino Animal foi o título escolhido por
Helder Moura Pereira, seu autor.
A edição é da Assírio & Alvim.
Tem uma excelente fotografia na capa de Mário Rui Araújo,
seu colega de blogue.
128 páginas.
Não sei quanto custa. Foi-me oferecido pelo autor, meu amigo.