sexta-feira, 16 de março de 2007

Vá de metro, e olhe em volta


Françoise Schein inaugura hoje, lá para o fim da tarde, no Museu Nacional do Azulejo, uma exposição de trabalhos seus.
Françoise desenhou os azulejos que ornamentam a estação Parque, do metropolitano de Lisboa. São esses desenhos que poderão ser vistos a partir de hoje no Museu.
O catálogo da exposição inclui opiniões de Ana Sousa Dias, José Gil, Jean Attali, Laura Taves e Paulo Henriques.

Ana Sousa Dias abre o rol com o seu texto "A multiplicação dos dias": A primeira obra de Françoise Schein que Lisboa viu foi o revestimento da estação de Metropolitano do Parque, em Lisboa, um trabalho em que os Direitos Humanos e os Descobrimentos portugueses se interligam. Só uns anos mais tarde conheci esta artista que um dia me disse: “a minha vida é a minha melhor obra”. Assim mesmo, como quem já pensou muito no assunto e não tem qualquer hesitação.
É um facto que a vida e a obra de Françoise se misturam no que diz respeito a Portugal. A demorada experiência do Parque abriu-lhe a vontade de trabalhar com os outros e deu-lhe uma nova língua, com a qual viajou para o Brasil e para a decisão de adoptar uma criança. “A partir do meu encontro com Portugal, tornei-me outra pessoa”, diz ela ao olhar para trás.


Esta mostra vai estar no Museu da Rua da Madre de Deus até ao dia 24 de Junho. Apareçam que vale a pena.
Ah, já agora, o catálogo, os cartazes e todo o restante material promocional foram feitos aqui pela malta, na DDLX.