terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Deus e a Fé

A transladação da freirinha Lúcia tem colocado algumas questões de difícil resposta.
O problema é que quando se fala de Fé, fala-se de uma quantidade de dogmas e superstições capazes de meter medo ao mais destemido mortal.
O sucesso das religiões está na sugestão de soluções para os medos que não compreendemos. A ciência explica tudo até ao derradeiro dia da nossa existência, depois é que são elas. O que nos espera? Há quem não se contente com a existência terrena, logo vá de inventar uma vida para além desta.
Tenho reflectido sobre tudo isto devido às leituras que recentemente me acompanham.
Anda aí um interessantíssimo livro, publicado pela Casa das Letras, que faz uma abordagem séria acerca das interrogações que campeiam nas nossas cabeças. Tem por título "Deus e a Fé", e os autores são dois amigos, J. I. González Faus e Ignacio Sotelo. O primeiro é católico e o segundo ateu. O diálogo entre os dois revela-nos um profundo conhecimento, por parte dos autores, dos dois campos opostos. Logo, o resultado constitui uma eficaz interpretação do sentido religioso da vida.
Nas próximas emissões aqui do blogue falaremos um bocadinho sobre tudo isso, com a intenção de motivar a discussão entre os nossos pacientes.
Com Deus não se brinca? Claro que não. Mas será que Deus existe, mesmo?
Até amanhã.
JTD