sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Avenida Atlântica



Hoje faz 100 anos que a mais famosa avenida do Rio de
Janeiro começou a ser construída. Copacabana era então
um bairro distante do Centro e dos locais onde morava
boa parte da gente “bem” da cidade.

Entre 1902 e 1906 o cenário carioca foi palco de
grandes transformações urbanas na administração do
prefeito Pereira Passos, comparáveis à reforma urbana
acontecida em Paris, no século XIX, sob a direção de
Hausmann, entre 1863 e 1870.

Visando dar uma nova imagem à Cidade, Pereira Passos
realizou uma verdadeira transformação no espaço urbano
carioca. Saneou, estendeu, corrigiu e ampliou o
arruamento, inaugurou o calçamento asfáltico, demoliu
morros, criou novas avenidas e rasgou outras. Para
sanear e higienizar a cidade, canalizou rios,
arborizou diversas áreas e realizou obras de
embelezamento em diversos locais estratégicos da
cidade, criando praças e jardins, transformando o Rio
de Janeiro numa cidade moderna, condizente com os
valores das elites dirigentes da época.

Por sua vez, a Avenida Atlântica virou um símbolo da
cidade. Sofreu sucessivos aterros ao longo do tempo
para evitar as ressacas que a destruíram por diversas
vezes.

O desenho das pedras portuguesas, marca registrada do
calçadão, foi refeito mais recentemente pelo
paisagista Roberto Burle Marx a partir de um desenho
que já existia na Avenida Atlântica original e que foi
trazido da Praça do Rossio, em Lisboa. “O que se diz é
que essas ondas do Burle Marx são mais sensuais e mais
bonitas que as de Portugal”, conta, em jeito de
provocação, o historiador Carlos Kessel.
ALF