sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Continuam os dias do Design


Massimiliano Fuksas

As Conferências de Lisboa trouxeram hoje ao nosso convívio Renny Ramakers e Massimiliano Fuksas. Renny falou da sua experiência como coordenadora de uma empresa que aposta na investigação no design. Interessantes exemplos de aproveitamento de coisas fora de consumo ou atitudes para com objectos há muito esquecidos.
Quanto a Fuksas, o mínimo que se pode dizer é que foi notável. Um comunicador de primeira água aborda o seu trabalho com descontracção e inteligência.Fala da sua terra - Itália - e do pouco apreço pelo seu actual primeiro-ministro. Fala da primeira vez que veio a Portugal, depois de Abril de 74, já que não nutre raspas de simpatia por ditaduras. E fala das obras que tem entre mãos com o entusiasmo de um puto. Um grande senhor no auditório do CCB.
Amanhã é a vez de Eduardo Souto Moura e Philippe Stark. No próximo domingo, às seis e meia da tarde, abre na estação do Rossio a exposição sobre o panorama do design em Portugal. É lá que vou estar representado com o trabalho que tenho desenvolvido para a Casa Fernando Pessoa. Vai estar o meu trabalho e o de algumas dezenas de outros colegas. Esta exposição esteve em Milão aquando da visita de Jorge Sampaio a Itália. Agora vai estar em Lisboa, alargada a novos trabalhos de novos designers. É capaz de valer a pena, não acham? Eu acho, apesar de ser suspeito. Até já.
JTD