sexta-feira, 8 de abril de 2005

Abrigos



Eu não tenho uma cidade ideal. A minha cidade ideal é uma cidade de cidades, uma colagem de lugares. É assim que eu vejo o rio Tejo e as varandas que para ele dão ladeando os arranha-céus de Hong Kong, em especial o banco da China de LiPei, nas margens Mar das Pérolas; o Banco faz esquina com a rua das livrarias do Rio de Janeiro, a mesma do China Club de Paris que, nesta minha cidade, fica defronte dos jardins de Luxemburgo, no centro dos quais se encontra café Pullmans de Utrecht, com vista para a 9 de Julho de Buenos Aires, morarda do Museu de Fotografia de Arles, cujo portão abre para as termas de La Garriga, ao lado dos quais fica a biblioteca de Nova Iorque na Rua 42, perpendicular à Avenida Eduardo Mondlane do Maputo, lugar do colorido mercado de Hanói, vizinho do mercado de Barcelona e da Piazza de la Signoria defronte da esplanada do Sporting Club de Beirute, de onde se avista o mediterrâneo.

Este poderoso texto está incluído num importantíssimo livro, editado pela Cotovia, onde António Pinto Ribeiro esplana as suas muito oportunas opiniões sobre as cidades e o que é viver nelas.
Este livro tem todos os ingredientes para se tornar leitura obrigatória para autarcas e outros operadores regionais. Ao fim e ao cabo, todos nós, os que andamos a "fazer coisas" nas urbes.
A leitura desta obra alarga-nos as concepções catalogadas e politicamente correctas de cidade e da sua utilização enquanto cidadãos vivos e activos.
Esta poderá ser, na minha opinião, a abordagem mais cosmopolita que a edição portuguesa imprimiu.
Leiam este livro, senhores presidentes de câmara.
Leiam este livro, senhores vereadores do urbanismo.
Leiam este livro, senhores vereadores da cultura.
Leiam este livro, meus caros amigos.
JTD

Título; Abrigos, Condições das cidades e energia da cultura.
Autor: António Pinto Ribeiro
Edição: Edições Cotovia, 2004

António Pinto Ribeiro nasceu em Lisboa.Viveu em vários países africanos e europeus. Tem repartido a sua actividade profissional entre a investigação académica em áreas como as Teorias das Culturas e a Estética e a Programação Cultural e Artística. É professor conferencista de várias universidades internacionais. É autor de obras de história de arte, de ensaio e de um romance. Na Cotovia publicou Por exemplo a cadeira, Ser feliz é imoral? e Abrigos.