terça-feira, 14 de setembro de 2004

Onde está o governo?

Example
Santana diz que vai haver taxas nos serviços de saúde por causa da justiça social.
O ministro Bagão diz que o orçamento de estado é como gerir uma casa. E que auto-estradas são um luxo concedido aos condutores. Os impostos de quem nelas não circula não devem ser utilizados para as pagar.
Será que é mesmo assim?
De facto, é frequente ver administradores bancários e outros gestores abastados, nos centros de saúde, na bicha para a injecção. A injustiça é clara. Então não é que estes senhores pagam o mesmo que um pobre reformado, usando assim o Serviço Nacional de Saúde, que deveria assistir aos mais necessitados?
Quanto às auto-estradas, claro que só servem para os privilegiados que têm carro passearem. Não servem rigorosamente para mais nada; todos os produtos consumidos pelas populações são transportados de carroça, pelas estradas nacionais.
E parece óbvio que gerir o orçamento de estado é como gerir uma casa. Já estou a ver Bagão e Santana a caminho do Ikea, acompanhados por algumas das suas secretárias, para comprarem chávenas para o café. Ou mesmo a pedir orçamento para os móveis da nova cozinha de São Bento.
São estes senhores que nos governam. Será que acreditam, mesmo, no que dizem?
JTD