quarta-feira, 26 de maio de 2004

Fumo branco no congresso

O congresso do PSD, no fim-de-semana, fez uma justa homenagem ao chefe tribal do Funchal. Toda a tribo do continente se desfez em elogios ao comediante de serviço. Parece que a democracia na Madeira é um exemplo a seguir por todo o país. Afinal, nos Açores é que existe o tal défice democrático. A notícia que se segue, publicada no PÚBLICO, parece desvendar o mistério do candidato social democrata. A Nação pode respirar de alívio; depois da retoma, teremos Jardim como candidato ganhador.
Finalmente viveremos em democracia plena, como na Madeira. O desenvolvimento vai alastrar a lusa pátria. Estremecemos com a notícia. Esperamos ansiosos por tão inesperada graça. Valha-nos Deus!

Se Santana Não Avançar
Jardim prepara candidatura
contra Cavaco Silva

"Alberto João Jardim, apesar de não ter assumido directamente a sua própria candidatura, garantiu que se Santana Lopes não avançar, Cavaco Silva terá um concorrente da direita na corrida a Belém. "Cavaco Silva não terá caminho livre", advertiu o presidente do governo regional no domingo passado, numa das saídas da missa, enquanto Durão Barroso, no congresso nacional do PSD, pedia um voto de confiança para "encontrar uma solução no momento certo". Se Santana Lopes desistir, afiança Jardim, "vai aparecer alguém que vai obrigar o centro e a direita a escolher entre os colaboracionistas com o regime e aqueles que defendem a afronta com esse mesmo sistema".

Tolentino de Nóbrega
Terça-feira, 25 de Maio de 2004 Público