domingo, 15 de fevereiro de 2004

Parolos

Vivo em Setúbal, e disso não me arrependo. Lisboa é a minha cidade de adopção, onde trabalho e estabeleço a ligação com o mundo que prezo. Mas gosto da cidade onde nasci e vivo, como se gosta dos amigos de infância. O que se passa em Setúbal na actualidade entristece-me. E isso já acontece há muito tempo. Esta cidade sempre teve azar com os responsáveis autárquicos. Mas a actual equipa governante, eleita pelo PCP, revela uma total falta de princípios políticos e de cidadania. A cartilha que rejeitava a piroseira e o mau gosto, e que durante muito tempo era exclusivo das esquerdas, já a esqueceram. Agora querem reabilitar o triste e de má memória corso carnavalesco. Na minha opinião, "Tradição" é o aglomerado de saberes e sentimentos, revelados depois em expressão colectiva. O que se assiste actualmente em Setúbal é à imposição de valores, felizmente em desuso, pelos responsáveis do executivo reaccionário que gere a Câmara Municipal.
As tradições já não são o que eram e ainda bem. As tradições também são premiáveis às mudanças. Não valerá a pena estar aqui, agora, a recordar tradições que em boa hora desapareceram. O triste espectáculo carnavalesco a que os setubalenses vão assistir, será o exemplo comprovado de que é perfeitamente dispensável tal demonstração de boçalidade colectiva. Espero que o menos colectiva possível. Só estou de acordo em relação à nomeação de Toy para rei do evento. Finalmente arranjaram um papel à altura da inenarrável criatura. A sorte é que não são setubalenses, estes autarcas. Parolos! JTD