quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

O Vidente

FUTEBOL, TELEVISÕES, HISTERIA COLECTIVA = VIOLÊNCIA
Estava convencido, e disse-o já na sexta-feira passada, quando se gravou a Quadratura do Círculo, que iriam ocorrer violências diversas nos jogos de futebol do fim-de-semana, consequência do ambiente de histeria colectiva incentivado pelo tratamento televisivo da morte do jogador húngaro. Não é preciso ser nenhum adivinho para saber que a excitação colectiva tem resultados. Estão à vista.
Acrescento a minha perplexidade perante a natural aceitação por todos, autoridades e população, de que um jogo de futebol seja tratado quase como uma operação militar, como aconteceu no Porto-Sporting. É suposto ser um espectáculo desportivo, de paz e amizade, não é?

JPP, 02/02/2004 - 20:11


Pacheco Pereira previu os acontecimentos, através da sua fórmula pessoal "FUTEBOL + TELEVISÕES + HISTERIA COLECTIVA = VIOLÊNCIA". Qual alquimista vigilante dos fenómenos dos mass media, o homem estava atento e disse-o a tempo e horas - antes das situações ocorrerem, como convém ao negócio de qualquer adivinho. No entanto, JPP não previu que 56 mil pessoas fossem ao Estádio da Luz, assistissem a um jogo de futebol e não lançassem cadeiras para o relvado. Não insultassem os árbitros. Não gritassem palavras de ódio contra a equipa contrária ou os dirigrantes adversários. Não previu que o jogo se desenrolasse de uma forma civilizada. Enfim, basicamente não previu nada em relação ao jogo Benfica-Académica Coimbra no qual se iria homenagear a memória de Miklos Fehér. JPP perdeu uma grande oportunidade de efectivamente prever algo. Mais uma vez não esteve à altura. É que face ao contexto do futebol português, prever que haja motins, levantamentos populares, linchamentos, trocas de ofensas, etc., tudo isso é fácil. É previsível. Ainda por cima ir a correr fazer associações básicas com os últimos acontecimentos mediáticos (neste caso a morte de Fehér) também já não espanta. Já só espanta que ele se considere perplexo pelo facto das autoridades tratarem "naturalmente" estes jogos como operações militares. Ó dr. Pereira, você tem-se em muito pouca conta. Mas eu avanço-lhe em primeira mão: não só as autoridades vêem "A Quadratura do Círculo" como lêem o seu blog. E, espasme-se, ainda por cima acreditam nas sua previsões com tamanha credulidade que destacaram imediatamente os CIs para todos os estádios da passada jornada.

dr. Estranho-Humor

P.S.: Tomei a liberdade de considerar que a fórmula de JPP é "FUTEBOL + TELEVISÕES + HISTERIA COLECTIVA = VIOLÊNCIA" e não como ele a escreveu inicialmente "FUTEBOL, TELEVISÕES, HISTERIA COLECTIVA = VIOLÊNCIA". Se é certo que não me custaria acreditar que para ele as três parcelas são individualmente sinónimo de violência, quero acreditar no entanto que ele queria dizer que as 3 juntas geram violência.