terça-feira, 9 de dezembro de 2003

Review: Criação 1.0 Beginning-of-Time Edition

A Criação tem bugs como o raio. Seguindo a sugestão de JPP na sua Eucaristia Dominical na SIC, passei os olhos pelo livro A Bíblia em Citações, e eis que identifico de imediato um grande bug. Um enorme bug relacionado com o momento da Criação. Assim como um Big Bug que a tudo dá origem.
Passo a descrever: Deus cria tudo e mais não sei quê em 6 dias ou lá o que é (sim, é aqui que o leitor percebe que não li nada o livro, apenas o usei como justificação para me dedicar a este assunto). A seguir, Deus cria/coloca (?) uns arcanjos a tomar conta da Terra. Aqui interrompo para mencionar que talvez não seja um bug mas pelo menos é má programação: então não havia nada, Ele cria a Terra e depois vai-se embora para onde? É que se deixa um arcanjo a cuidar da Terra é porque ele, perdão, Ele foi algures, onde não podia tomar conta da Terra, logo a) Ele não é omnipresente e b) Ele criou qualquer outro sítio (provavelmente melhor que este, senão não abandonaria este, ainda que por momentos) onde teve de ir e do qual não podia utilizar a sua, perdão, Sua capacidade cognitiva omnipresente.
Embora este momento do filme da Criação seja um pouco complexo e de difícil compreensão, vou fingir que faz sentido e sigo em frente...

Momento seguinte: Há um arcanjo que fica a tomar conta da Terra. Os arcanjos são assim como que uns anjos melhores. Uns anjos que andam cá há mais tempo (se ainda há 6 dias atrás era tudo trevas, escuro como o breu, porque raio era precisa uma hierarquia tão complexa de ajudantes?). Este arcanjo recebe como missão tomar conta da Terra (!). Para quê tomar conta da Terra se não havia ainda o Mal? O que podia acontecer à Terra e ao Homem se o Mal ainda não tinha aparecido???

Depois de ter assistido à criação do Homem por Deus, o arcanjo encarregado pela Terra e ciumento(!) por Deus ter dado ao Homem algo que os anjos não tinham (o livre-arbítrio), escolhe(!) tornar-se mau e corromper o Homem... Ajudem-me lá nisto, mas como é que alguém que não tem a capacidade de escolher ESCOLHE fazer algo? Se Deus criou os anjos (ou arcanjos ou lá o que é que até eu já estou perdido no meu raciocínio!) sem essa capacidade, como é que um deles a adquire? Só se esse anjo for omnipotente é que conseguiria criar algo que não lhe foi dado pelo seu próprio Criador. Mas, para além desta baralhada toda, como é que o arcanjo em questão - que virá a ser o Criador do Mal - cria o Mal? Como pode ele sentir um dos pecados mortais - a vaidade - antes de existir o Mal? Como é que ele resolve trair o seu Criador antes de haver a inveja, a ambição, a sevícia?!... Para além disto e para confundir ainda mais, como é que Deus pode ter dado o livre-arbítrio ao Homem antes de haver escolha? Não é a escolha o fruto da avaliação que individualmente fazemos do consideramos bem e mal? Que opção há num mundo sem... huh... opções?!

CONCLUSÃO: A Criação, pelo menos esta versão, é um flop cheio de bugs. Demora a instalar, é pesada e não funciona como devia. O interface é foleiro e pouco intuitivo. Para estragar ainda mais as coisas, esta versão demora demasiado tempo para salvar!

Pontuação Final: 1 / 5

Dr. Estranho-Humor