sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Sentir, sinta quem lê

Ora vamos lá tentar responder ao apelo da Sofia. A ideia é tornar relevantes os livros que não tiveram qualquer relevo nas nossas vidas. Já dei voltas e mais voltas e não encontro maneira de encontrar respostas definitivas. A verdade é que não leio para ser incomodado. Sempre que a leitura não me agrada, prescindo da sua companhia logo nos parágrafos iniciais. Do que leio com prazer, também nem tudo permanece eternamente com a responsabilidade de me ter mudado a vida. Camões asseverou: "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Os livros que me "destaparam" aos vinte e tal anos, nem sempre se confirmaram como grandes obras aos quarenta. Autores que me mudaram o olhar, forneceram-me, em outras ocasiões, momentos de grande bocejo. Borges, Camus, Fernando Pessoa, Durrell e Dostoievski mudaram muita coisa em mim. Espevitaram vontades e curiosidades. Aos outros todos não exijo que se esforcem muito com grandes mudanças. Eu trato disso. Eles vão contribuindo, é certo. Estão ali todos. De vez em quando vou até lá perguntar-lhes qualquer coisa. São meus companheiros. Não os denuncio.

E pronto. Peço desculpa pela decepção. Mas como respeito o jogo e quem pense o contrário de mim, aqui vai a lista de pessoal para a berlinda literata. Alinhem, se estiverem para aí virados..

Sandra
Eufrázio
José Simões
João Ribeiro
Fátima