terça-feira, 30 de junho de 2015

RIO PARA BELÉM | Balsemão apoia Rui Rio para Belém? Eu também. Rui Rio para Belém do Pará já!
Agradecido.
Fonte Expresso
facebook



FOI BONITA A FESTAPenso que estaremos todos de acordo neste reconhecimento. Antes de começarmos a encetar os cadernos que definirão a Festa da Ilustração - Setúbal do próximo ano, é justo recordar aqui quem muito se esforçou para que as ilustrações tomassem conta das paredes da cidade. 
Muito obrigado ilustradores participantes, artistas principais desta festa que é de todos, mas que não poderia acontecer sem a vossa participação. E parabéns pelo excelente trabalho. Muito obrigado Maria das Dores Meira, pelo apoio decisivo. Muito obrigado Pedro Pina, pela compreensão do projecto e por todo o empenho e dedicação. Muito obrigado  Ana Carvalho, Ana Luísa Cândido, Ana Luísa Domingos, Aparício Costa, Bruno Ferro, Conceição Barra, Diogo Gaspar, Fátima Ribeiro de MedeirosFernando C. Santos, Fernando Oliveira, Filipe Vieira, Ivo Raposo, Isabel AmaralJoão FarinhoJoão Paulo Cotrim, Jorge Silva, José Carvalho, J Luís Catalão, Leonor Soares, Lídia Guerreiro, Lucinda Fernandes, Luís Brandão, Luís Liberato, Luísa Rocha, Madalena Botelho, Manuel Augusto AraujoMárcia Pacheco, Maria Celeste Paulino, Maria do Amparo Neves, Maria Joaõ Frade, Marta Ramos, Miguel FilipePaulo Curto Baptista, Rui Almeida, Rui Pinto de Almeida, Sérgio Mateus, Vanda Rocha e Zaida Eusébio pelas horas ganhas para o prazer de mostrar estes trabalhos extraordinários. Muito obrigado Alexandre Gomes e Luís Santos pela preciosa ajuda na reprodução dos materiais expositivos. Muito obrigado André Macedo e  Raul Tavares, pela generosa divulgação. Muito obrigado ao Museu da Presidência da República e à Câmara Municipal de Viana do Castelo. E muito obrigado a todos os que povoaram as exposições. Sem toda esta gente, esta Festa não tinha acontecido. Melhor era impossível. Estamos todos de parabéns. Até para o ano.facebook

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Espero que a Grécia não saia, mas se sair ficam 18 países.
Anibal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa

ARITMÉTICA DE USAR E DEITAR FORA | Ainda bem que temos um economista em Presidente da República. Facilita sempre as coisas. 
facebook
PODE ALGUÉM SER QUEM NÃO É? | Relvas admite voltar à universidade. Voltar?! Mas chegou a passar por lá? Ainda nos lembramos de um tempo em que os ministros se envergonhavam com a vergonha alheia. Ministros que se demitiram por uma suspeita depois desmentida. Que se demitiram por causa de atitudes de familiares. Agora há ministros que se vangloriam do seu chico-espertismo. E mesmo quando o chico-espertismo entra em crise não se demitem. Insistem na bacoca exibição de um poder que, devido à permanente exposição, os denuncia como ridículos. Acham que chegaram longe por terem chegado ao pote. Nunca perceberam que a política deve ser outra coisa mesmo para os políticos de direita. A política deve ser a maneira mais digna de servir a sociedade. Nunca deveria ser a melhor forma de fazer negócios, de enriquecer. As coisas são como são, apesar de poderem ser diferentes. Tudo isto é muito óbvio. Ninguém pretende descobrir a pólvora. Mas digam lá isso à criatura do retrato. O sucesso pessoal é coroa de glória? É motivo para entrevistas e foguetório social? Façam o favor de se divertirem. Mas longe. É que assim, vistos de tão perto, são repugnantes.
facebook
O QUE É DOCE NUNCA AMARGOU.

sábado, 27 de junho de 2015

O TRIUNFO DOS PORCOS | Diz ele que não precisou de ser doutor para chegar onde chegou. Chegar onde chegou? Esta gente pensará que chegar a ministro sem trambelho, ou a empresário de empreendimentos balofos, é assim uma grande coisa? O senhor foi nomeado por um troca-tintas sem classificação para um cargo que exerceu sem brilho e de onde saiu sem glória. Este grande vulto do empreendedorismo sugere, na edição de hoje do Expresso, o troca-tintas para Presidente. Coisa para se realizar daqui a dez anos. Imagina-se que a coisa lhe daria um jeitão. A estratégia está lançada. Os negócios em primeiro lugar.
facebook

sexta-feira, 26 de junho de 2015

BARATAS TONTAS | O que está a acontecer na Europa é de uma gravidade de que não há memória. Os próximos dias são de grande estardalhaço político. Claro que houve guerras violentas, ditadores criminosos e sabujos seus defensores. Mas, agora, mesmo sem violências sanguinárias, assistimos a uma violência surda perpetrada pela extrema-direita europeia disfarçada de direita civilizada. Surda porque vegeta escondida por apertos de mão e beijinhos cínicos. Já não é preciso declarar guerras. Elas fazem-se sobre o pó das alcatifas. Cavaco, Passos, Portas e Maria Luís são os responsáveis pela expressão da nossa vergonha. Não estão sozinhos. A Europa está minada de políticos de pacotilha armados em estadistas, e de comentadores insuportáveis e manteigueiros. Autênticas figuras de opereta. Ontem mesmo, uma economista seguidora da lusa austeridade que muito lhe tem rendido, denunciava, em programa da SIC-N, a agenda revolucionária do Syriza. Agenda revolucionária, vejam bem. A cegueira desta gente transforma-os em baratas tontas do comentário. Ridículos.
facebook

quinta-feira, 25 de junho de 2015

JOÃO LIMPINHO | Morreu o escultor João Limpinho. Tive a sorte de o conhecer, através do comum amigo Manuel Augusto Araujo. Foi um grande senhor. Um artista que tratou o ferro com dedicação e inteligência. Concebeu e coordenou o soberbo projecto desenvolvido na Bela Vista, em Setúbal. Trabalho que enquadrou a população no seu percurso criativo. Tínhamos programado uma exposição sobre o assunto para Setembro, na Casa Da Cultura | Setúbal. Falámos do projecto expositivo. Forneceu-me todo o material necessário. A exposição vai acontecer. Mas sem a presença do João. É mais um dia triste. Tristes os dias em que os amigos partem. Muito obrigado, João. Muito obrigado mesmo.
facebook

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CONVITE | Acreditam que pode ser uma noite memorável, não acreditam?
facebook

terça-feira, 23 de junho de 2015

segunda-feira, 22 de junho de 2015

FARTOS DE SOLUÇÕES PARVAS E SUBMISSAS | Amanhã vou estar com a Grécia no Camões. Era bom que fossemos muitos. Apareçam. Depois podemos jantar por ali. Devemos estar bem uns com os outros para podermos mandar estes direitinhas indigestos para um raio que os parta. Combinado?
facebook

domingo, 21 de junho de 2015

A BEM DA NAÇÃO | A habitual tropa-fadanga saiu em grande alegria com a divulgação desta sondagem. Muitos acham normal: o povo não quer arriscar, dizem. É a segurança. A tranquilidade. Estes não são bons, só fizeram merda. Mas os outros, os maus, os esquerdalhos, ainda são piores. Depois lá vem a Grécia à baila. O que está a acontecer na Grécia é uma afronta aos "valores" dos tranquilos trogloditas do costume. Os gregos deviam ir morrer longe. Nós não temos nada a ver com isso. Não somos a Grécia. Agora a sério, que isto não está para brincadeiras: já repararam bem — vá, tirem lá os óculos do "ajustamento" — para estas sondagens? Mais de 50% dos eleitores aqui analisados não têm vontade nenhuma de ver a coligação maravilha de novo no poder. E então a conversa passa a ser outra: qual a razão de a direita estar sempre disponível para a dança e a esquerda ser pé de chumbo? Também existem respostas muito seguras e tranquilas para essa merda. É isso que nos fode.
facebook 

sábado, 20 de junho de 2015

VONTADE DO POVO | Andam por aí a dizer que a coligação da governança vai ganhar as próximas eleições. Em democracia isto quer dizer que a dita coligação vai contar a seu favor um esdrúxulo número de votos. Só tenho uma expressão a partilhar com os meus estimados amigos: foda-se!
facebook

sexta-feira, 19 de junho de 2015

IRRESPONSABILIDADE É BOM SENSO | Os "responsáveis" europeus seguem o exemplo da quadrilha portuguesa e acusam os actuais responsáveis gregos de irresponsabilidade. Os responsáveis pelo estado a que a Grécia, Portugal e toda a Europa chegou são, afinal, os salvadores das pátrias contra os irresponsáveis que se esforçam por não ver o seu povo saltar do abismo. Depois do célebre "irrevogável" do outro, as palavras deixaram de ter o significado tradicional. Mas são as palavras que classificam os actos. Logo, tudo parece andar à deriva. Descansem, deriva já não deve ter o significado de outrora. Tudo está bem. Tudo estabilizará quando todo o poder, de todos os cantos do mundo, for definitivamente entregue aos responsáveis pelo estado a que chegámos. Sempre foi assim, para quê ser diferente? É a vida. Cavaco até vai descansando os jornalistas. Sugere que vão fazer ó-ó. Diz-se por aí que foi uma nota de humor que o Presidente entendeu adicionar ao discurso. Ainda estou a rir. Ah... Palhaço.
facebook

quinta-feira, 18 de junho de 2015

HISTÓRIAS DO PINCEL DA BARBA | A Festa da Ilustração - Setúbal vai contar com a participação de Manuel Bola. O popular actor escreveu Histórias do Pincel da Barba, e Gonçalo Duarte ilustrou-as. As ilustrações vão estar a ornamentar a parede da Barbearia da Baixa. O livro é lançado na próxima quinta-feira, dia 18, às 18 horas. Quem quiser pode dar um toque no cabelo ou fazer a barba. O local do acontecimento é dado a essas coisas. Apareçam.
facebook

quarta-feira, 17 de junho de 2015

MUITO CÁ DE CASA | José Aleixo voltou à escrita com com este livro a que chamou Cuidado Com a Vedação e Outras Histórias. É uma escrita do quotidiano. São versos avulsos que povoam o sossego da página em branco. Há contemporaneidade. Há gente. Há uma vida que se interroga e acrescenta valores. Sentimento. Há um livro. É este livro que nos vai fazer deslocar à Casa Da Cultura | Setúbal na próxima sexta-feira à noite. Apareçam.
facebook

segunda-feira, 15 de junho de 2015

BOCAGE E EROS | Manuel João Vieira resolveu ilustrar a poesia erótica de Bocage. Vai mostrar os desenvolvimentos desse trabalho na Festa da Ilustração. A exposição abre na próxima quinta-feira, dia 18, às 22 horas, na galeria da Casa Bocage. O convite está feito.
facebook

domingo, 14 de junho de 2015

CONCERTOS DA FESTA | Ontem aconteceu o primeiro concerto da Festa da Ilustração - SetúbalÓscar Silva esteve na Taverna Arca d'água com o seu projecto Jibóia. Performance de grande qualidade que se integra na perfeição nesta Festa onde se querem os melhores. Óscar ilustrou com os seus instrumentos um ambiente de sons que tornou a noite mais bonita. Os dias estão mais bonitos, em Setúbal.
facebook


É PRECISO FAZER UM DESENHO? | A Festa da Ilustração - Setúbal está aí. As exposições aguardam visita. A não perder.
facebook

sábado, 13 de junho de 2015

O SABE-TUDO AINDA NÃO NASCEU | Umberto Eco está carregado de razão. As redes sociais deram voz a uma carrada de idiotas. Mas a praga já existia antes das recentes tecnologias. As rádios já antes tinham dado voz a legiões de imbecis. E as televisões também. E os jornais. Os imbecis devem ser calados? Não tenho a certeza. Quem esclarece o que é a imbecilidade assim de uma maneira que permita a concordância geral? É o professor Eco que define a coisa? Nada é tão definitivo. Combate-se a imbecilidade com inteligência. As redes sociais são um excelente meio para esta prática. E em lado nenhum a opinião de um Nobel vale o mesmo que a de um cretino. Onde foi ele buscar tamanha parvoíce? Eco preferia a eliminação. Só se poderia contar com a sua verdade. Eco, um homem imensamente esclarecido e culto que muito tem contribuído para a compreensão do conhecimento humano, ainda não percebeu a utilidade da liberdade de opinião. Temos pena.
Fonte O Dia
facebook

sexta-feira, 12 de junho de 2015

OUTLET | A TAP foi comprada por um vencedor do euromilhões, não foi? E parece que foi por um vencedor de prémio pouco relevante. A Santa Casa podia aproveitar para fazer anúncio: JUNTE-SE AO CLUBE DOS EXCÊNTRICOS. COMPRE UMA COMPANHIA DE AVIAÇÃO.

Pires de Lima e o seu pasmado secretário de estado bem podem limpar as mãos à parede. 

facebook

quarta-feira, 10 de junho de 2015

INDECENTE E MÁ FIGURA | Cavaco não alinha em maledicências. Mas aproveitou o discurso do 10 de Junho para dizer mal de quem discorda dele e do seu governo. O Presidente, em véspera de contenda eleitoral, revela não entender muito bem o que é a democracia. Parece não saber o que é o natural e saudável conflito democrático. Aliás, nunca soube. Basta recordar os tempos em que foi primeiro-ministro. Não ia ao parlamento, não queria saber de quem pensava diferente dele.
Mas este discurso do "dia da raça", como ele o classificou aqui há uns anos, constitui-o, apesar de tudo, um bom momento para a democracia. Foi o último em que participou. 

facebook
NUNO MELO | Conheci o Nuno há muitos anos. Trabalhámos juntos em três peças. Encontrava-o regularmente. No Chiado. No Bairro Alto. Gostava de o ver trabalhar. Gostei muito de o ver em O Barão, de Edgar Pêra. Foi um actor com A grande. Vivia aquilo. Não imaginava outra vida. Agora partiu. Quando os amigos partem os dias ficam mais tristes. Cinzentos. Negros. 
Muito obrigado, Nuno. Aplaudo-te de pé.

facebook

terça-feira, 9 de junho de 2015

MAIS UMA PARA O POTE | Em tempos disse que quem está mal muda-se. Oportunidades não faltariam por esse mundo fora. Agora fala em mito urbano. Parece que queria dizer outra coisa qualquer. Um tatibitate é um tatibitate. Nada a fazer. A grande artista visual Vasconcelos estava ao lado dele. Andaram a brincar dentro de uma estranha gaiola. Mas acabaram por sair. Uma pena.
facebook

segunda-feira, 8 de junho de 2015

ARRASTÃO | Até percebo que se queira arregimentar gente. As sondagens não são animadoras. Mas... Vale tudo? O PS está mesmo disposto a recuperar a tralha atirada borda fora pelo PPD/PSD? Estes pipis da tabela ressabiados quando se irritam até podem parecer gente com causas, mas não o são. Não passam de pipis da tabela. Vejam lá isso.
facebook

sexta-feira, 5 de junho de 2015

O BPP NUNCA EXISTIU | Rendeiro foi acusado pelo Ministério Público de burla qualificada. Endrominou accionistas do banco. Afinal parece que não foi bem assim. O dinheiro desapareceu porque sim. É a sua função. A "justiça" resolveu absolver o homem forte do banco assim como os seus comparsas. Rendeiro diz que se fez justiça onde deve ser e não na praça pública. Ficamos com a dúvida de que o BPP tivesse existido. Mas de uma coisa temos a certeza: a justiça não existe mesmo.
facebook

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Têm hoje a Grécia no bolso. Fazem o que querem.
A política deixou de existir. Nem tão-pouco existe economia. Hoje, o que existe é uma contabilidade cretina, imbecil, saloia, de merceeiros avaros, taberneiros embebedados pelo odor do lucro. Alguns até avental usam. Falam todos com displicência ácida. Dantes enganavam-nos dizendo que o futuro estava aí a chegar. Para o ano. Agora nem isso. Agora rosnam que não temos futuro com a mesma lata com que dantes o anunciavam. Os olhos
imperiosos e imperiais são colocados num alvo qualquer, como os medrosos que não olham de frente. O futuro mudou de sítio.
Com estes governos estamos condenados a uma economia leprosa que vai caindo aos bocados. Se esta cáfila não desanda, havemos de ficar sem corpo, nesta gafaria chamada Portugal.

Alice Brito em O DIA EM QUE ESTALINE ENCONTROU PICASSO NA BIBLIOTECA

facebook
É PRECISO FAZER UM DESENHO? | A partir do próximo sábado todas as exposições estarão à nossa disposição.
André Carrilho abriu a Festa e Maria Keil também já nos aguarda na Galeria do Banco de Portugal.

facebook

terça-feira, 2 de junho de 2015

É PRECISO FAZER UM DESENHO? O DN de hoje celebra a Festa da Ilustração que decorre em Setúbal. Artistas de primeiro plano ilustram todos os conteúdos do jornal. Edição a não perder e a guardar com muito cuidado. É de arte que falamos. Muito obrigado à direcção do Diário de Notícias. Setúbal e os ilustradores estão de parabéns. Agora é andar por aí. As exposições esperam-nos.
facebook

segunda-feira, 1 de junho de 2015

MENINOS DE OIRO | Hoje comemora-se um dia mundial qualquer, não é?
facebook
PICASSO E ESTALINEAlice Brito estreou-se na literatura com o excelente As Mulheres da Fonte Nova. Agora vai apresentar mais um romance que propõe outras conversas. Picasso e Estaline encontraram-se na biblioteca, diz ela. Não acreditam? É verdade. Este livro não me deixa mentir. O enredo faz-nos deslizar pelas ruas de Setúbal que passam por todo o mundo. Confusos? Venham perceber tudo na próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 22 horas. É na Casa Da Cultura | Setúbal que tudo vai ser muito explicadinho. E é o professor Fernando Rosas que vai dar a lição. Não se esqueçam. Picasso e Estaline agradecem a vossa presença. Convidados.
facebook
+