segunda-feira, 15 de setembro de 2014

15 DE SETEMBRO EM SETÚBAL | Este dia comemora Bocage em Setúbal. É o dia da cidade. De entre todas as comemorações, destaco este ano a entrega das medalhas da cidade a um poeta que muito considero e de quem fui amigo e editor. Miguel de Castro recebeu a medalha a título póstumo. Alice, sua mulher, declarou que assim fica feita justiça. Finalmente o reconhecimento da cidade. Concordo, mas acho que não vamos ficar por aqui. A obra completa de Miguel de Castro será editada em breve. Assim sim, ficamos  com o melhor do poeta: a sua poesia.

Nota: na sessão foram também medalhados Álvaro Dias, também a título póstumo, e Tó Simões, vivo e recomendável, felizmente. Amigos distinguidos. O que é doce nunca amargou, disse uma vez Camilo José Cela em circunstâncias idênticas. Parabéns.

UMA COISA AMADA
Para a Maria Rosa Colaço
Eu queria ser uma coisa amada.
Um canto de crianças, um poema
Na parede, uma linda esplanada
De verão, um artista de cinema.
Eu gostava de ser uma janela
Escancarada ao mar, o teu lençol
De banho ou, nesta manhã de sol,
Outra coisa que fosse muito bela,
Como no rio azul a vela panda.
Eu gostava de ser o bago de uva
Que te vejo, tão fútil, a trincar!
Eu gostava de ser a fresca chuva
Nos teus seios – que parecem voar
Assim que te debruças na varanda!
[Miguel de Castro]

facebook