terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2013 - BALANÇO
O PIOR - Governo Passos Coelho/Paulo Portas.
O MELHOR - Contestação ao governo Passos Coelho/Paulo Portas.
DESEJO PARA 2014 - Fim do governo Passos Coelho/Paulo Portas.

facebook

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A ESPUMA DOS DIAS | Até ao final do ano não tenciono dizer mais nada sobre política, políticos e assim. Vou desfazer-me em desejos de boas entradas, felicidades e melhores saídas. Vou comprar camarões, passas, bolo rei e bolo rainha. Vou aos saldos ao El Corte Inglés para não dizer que não fui aos saldos. Apesar de não tencionar comprar nem a ponta dum chavelho. Depois volto para casa. Vou ver filmes fofinhos na televisão, daqueles que já passaram duzentas e trinta vezes sempre que se fala que o ano está a acabar. Vou ser muito compreensivo. Não vou dizer mal de Cavaco, nem de Passos, nem de Machete nem de nenhum outro respeitável político. Não me vou meter com o Gomes Ferreira dos assertivos comentários económicos. Não vou achar César das Neves ridículo. Nem Camilo Lourenço parvo. Vou agradecer à troika todo o bem que nos tem feito. Respeito-vos imenso. Vou ficar aqui sentadinho e muito bem comportado. É da época. Vou esperar que esta onda de boa vontade se dilua na praia. E depois vou mandá-los a todos para um sítio que eu cá sei. Mas ainda não digo qual. Só depois de comer os camarões, o bolo rei e o bolo rainha. 
facebook
DDLX - 10 ANOS | A DDLX comemora 10 anos em Fevereiro próximo. Começámos em 2004, ainda no tempo em que vivíamos acima das nossas possibilidades, e continuamos a insistir, agora que não temos direito a nada, e tudo o que conseguimos é fruto de muito esforço. Insistiremos. Cá estaremos em 2014. Tentaremos com cores, imagens e palavras, comunicar com energia e autenticidade. Design é olhar e perceber tudo.
A imagem que acompanha este badalar é o logo das comemorações. Bem vindos.

domingo, 29 de dezembro de 2013

DDLX - 10 ANOS | Esta é a última escolha dos trabalhos que realizámos durante o ano que hoje termina. É a capa de um livro e foi produzida para a editora Planeta. O livro é escrito por uma pessoa de que gosto muito. Cristina Carvalho conta aqui uma história do nosso tempo. Um tempo que se esboroa mas deixa marcas. As marcas da autenticidade registadas por uma grande escrita. Para o ano há mais. Vamos continuar a trabalhar.
www.ddlx.pt
DDLX - 10 ANOS | A Lisnave é uma grande empresa. Repara grandes navios. Ficam como novos enquanto o diabo esfrega um olho. Na DDLX começámos por refrescar o logótipo. Depois fizemos o Relatório e Contas anual. Agora fazemos a adaptação da nova imagem aos materiais de divulgação. Gostamos de trabalhar na Lisnave.
www.ddlx.pt

sábado, 28 de dezembro de 2013

DDLX - 10 ANOS | A revista Glosas é editada pelo MPMP, movimento patrimonial pela música portuguesa, e foi redesenhada por nós, na DDLX. A publicação é quadrimestral. Os conteúdos abordam a composição musical clássica e outros andamentos. É um produto contemporâneo. Recomendável, portanto.
www.ddlx.pt
DDLX - 10 ANOS | A newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian é frequência mensal cá na casa. Os conteúdos revelam a actividade da Fundação. Nós embrulhamos esses conteúdos. O resultado é enviado aos subscritores em formato impresso.
www.ddlx.pt
DDLX - 10 ANOS | Fizemos este catálogo para uma exposição patente no edifício BES-História. Giovanni Pico della Mirandola deixou basto espólio. Um coleccionador italiano em mostra de grande significado histórico. Limitámo-nos a tratar da imagem do catálogo. Ficou assim.
www.ddlx.pt
DDLX - 10 ANOS | A imagem para a Casa da Cultura de Setúbal experimentou os primeiros passos em Outubro de 2012. Desenhámos a imagem e aplicámos os conteúdos a documentos impressos e a comunicações online. Também programámos exposições e convidámos escritores para conversas pela noite dentro. Este trabalho é feito em colaboração com a Divisão de Cultura da Câmara Municipal. Continuaremos.
www.ddlx.pt

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

DDLX - 10 ANOS | Nos próximos dias, até ao fim do mês, daremos conta dos trabalhos que fomos fazendo ao longo do ano que agora dá as últimas. O rol ainda é extenso, e tencionamos alargar horizontes em 2014. É que no próximo ano completamos 10 anos de existência. Convidados para as comemorações.
www.ddlx.pt

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

UM PRESIDENTE, UMA MAIORIA, UM ORÇAMENTO | Fiscalização preventiva, não. É melhor uma merda de um orçamento do que um orçamento de merda chumbado. Cavaco acredita que sem orçamento não há país. Trata assim da vida do seu Governo. Este Presidente é um tratado. 
facebook
A PORCA | Os advogados do costume cobrem os negócios a que se vão acostumando. Este é o lado menos digno da política. A Política e o Direito de mãos dadas contra a justiça. É por esta e por outras que a política e a justiça estão pelas ruas da amargura. Não é assim que se dignifica coisa nenhuma. Lamentável.
Imagem: Rafael Bordallo Pinheiro
facebook

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

MENSAGENS DE NATAL | Fiquei um bocadinho a passar os óculos pelas notícias televisivas. Fixei-me na SIC-N. Pareceu-me um canal crescidinho para a época, capaz de me esclarecer sobre as novas do mundo. Esqueçam. Num mar de vulgaridades, surgem duas notícias capazes de espantar: um hotel desafia os clientes a mergulharem nas águas frias das redondezas. Mas devido ao estado do mar, os ocupantes do hotel foram convidados a frequentar a piscina aquecida. A voz que relata a coisa alude à "coragem" daquela gente. Logo de seguida faz-se documentário e entrevista a um padre que faz exercício físico. Ainda pensei que treinava para umas quaisquer olimpíadas. Não. Exercício físico para manter a forma. Coragem e determinação parecem ser os motivos para as deslocações dos repórteres. Já tinha reparado que os noticiários da SIC generalista às vezes parece a primeira página do Correio da Manhã, mas a SIC-N agora é assim? Se isto é na televisão séria do raminho SIC, como será o novo canal socialite?
Já mudei de agulha. É preciso ter muita coragem para assistir a tanta tontice.

facebook

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A TODOS UM BOM NATAL | Não vou em fantasias. O Natal é a maior das fantasias que o ser humano inventou. A data não corresponde a nada. É um requisito tendencioso que obedece a exigências de facções religiosas. Mas há mudanças na propaganda. O Papa Francisco revela-se contra o capitalismo selvagem, reconhece minorias, é pela paz e pelo diálogo, recomenda razoabilidade aos políticos e revela-se uma pessoa normal, muito longe de um eleito pelo Espírito Santo. Pelos vistos, todos os outros foram o seu contrário: e a gente sabe que houve Papas guerreiros, mas adiante. O Papa Francisco é um grande Chefe de Estado. Dito isto, ainda bem que existe o Natal e ainda bem que Francisco é como é: é bom para que algum comércio corra melhor e permite aos crentes serem bonzinhos pelo menos uma vez por ano. Os pobrezinhos são ajudados à porta dos supermercados, depois de os donos dos ditos terem enriquecido mais um bocadinho. É bom para os pobrezinhos e é bom para os donos dos supermercados. Diz que é bom para a economia.
O Papa Francisco deve ter estas disfunções inscritas na agenda. Nós já as temos há muito. Aguardamos com ansiedade e satisfação mais declarações fracturantes do Papa.
Enfim, o Natal é só uma noite, não é? Então, façam o favor de conviver, e comer e beber com muito apetite: como se não houvesse pobreza no mundo. A gente volta a falar daqui por umas horas, quando tudo voltar ao normal. Quando a pobreza voltar a ser promessa política. Quando os políticos já estiverem esquecidos das palavras do Papa. Dá muito jeito, esta felicidade durar apenas uma noite. A realidade espera-nos: feroz e implacável. Boas festas.
Imagem: pintura de Paula Rego.

facebook

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PIOR É IMPOSSÍVEL | Ora cá está a tal de diáspora. Não sei se vou conseguir conter o vómito. Pronto, não consegui. Agora vou ter que limpar isto. 
facebook
LÁ VAMOS CANTANDO E RINDO | O Presidente Cavaco vai avistar-se com uns emigrantes de luxo. Vai ser uma grande festa. Diz que se chama "Concelho da Diáspora Portuguesa", e reúne uma malta que ganha umas massas valentes lá fora. Por enquanto ainda são exibidos como raridades de feira, mas pelo andar da carruagem, com a quantidade de portugueses que sai do país para se orientar para lá das fronteiras, um dia destes, em vez de uma gala, assistiremos a uma Quinzena da Diáspora Portuguesa. É que a gente sai daqui para se safar lá fora o melhor possível, não é verdade? É a famosa oportunidade apregoada por Passos Coelho. Aguardaremos os nossos conterrâneos bem sucedidos. E comemoraremos com eles.
Os portugueses são bem porreirinhos e talentosos. A bem da nação.

facebook

domingo, 22 de dezembro de 2013

O DESPROPORCIONADO VITAL | Quando é que o "professor de Coimbra, valha-nos deus" se inscreve no PPD/PSD? Como deputado europeu já não representa ninguém que votou nele. É melhor aconchegar-se a uma família política mais de acordo com as suas ideias de merda.
facebook

sábado, 21 de dezembro de 2013

POLÍTICO, PRECISA-SE | O governo foi chumbado, mas continua activo. Helder Rosalino, o autor das tramóias chumbadas, vai agora para o seu descanso no lugar de onde nunca deveria de ter saído, com as medalhas entretanto ganhas por ter lixado vidas. Ele não fez por mal, até chegou a dizer que não fazia política: isso é para os políticos. Pelos vistos foi nomeado por engano. É que aquilo era mesmo um cargo político. Mas ele se calhar pensava que era o autocarro para Baleizão. Enfim, afinal o crime compensa. 
facebook

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


CHUMBO | Naturalmente o diploma em análise foi chumbado. Naturalmente o Tribunal Constitucional cumpriu o seu dever, votando por unanimidade o chumbo. O que é que os rapazinhos do Governo não percebem? O que é que os contabilistas dos gabinetes do governo, do FMI, da Comissão de Barroso e do Banco Central Europeu ainda não perceberam? 
facebook
O PAI NATAL JÁ SE REFORMOU | O Governo foi a Belém. Parece que para trocarem "bons natais e bons anos novos". O reformado de Belém disse que os portugueses esperam melhores dias em 2014. A criatura que ocupa o cargo de primeiro-ministro disse coisas. Já não há limites para sacrifícios, nem limites para o convencimento baboso, nem vergonha, nem nada. Tudo é manhoso e triste. Teríamos melhores dias em 2014 se o reformado e a outra criatura saíssem de cena. Pelo menos havia uma esperança. Gostava de pedir isto ao Pai Natal. Mas parece que o pai Natal pediu reforma antecipada. Estava com medo de ficar desempregado.
facebook
A CORRIDA DE CRATO | A teimosia do ministro correu como se previa. Este primeiro dia de avaliação correu muito mal. Agora só falta correr com Crato. Não ficava tudo resolvido, mas sempre era uma maneira de percebermos quem foram os vencedores desta corrida.
facebook

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

É UM DIREITO, ESTÚPIDOS |
ALEMANHA: CORTES RETROACTIVOS NAS PENSÕES PROIBIDOS
Afinal não é ideológico. É um direito, ponto. Será que Braga de Macedo tem razão? Será que o Tribunal Constitucional alemão também é comunista como o português? O que será que o bando de delinquentes que governa Portugal vai dizer agora?
facebook
ENTRADA POR SAÍDA | O que mais choca nesta trapalhada é a ligeireza com que esta gente trata as nossas vidas. Draghi não confia nas artimanhas do governo cá do burgo - afinal a saída do ajustamento não vai ser um exemplo de higiene política. Por cá, o arraial estava montado. O foguetório instalado. Tudo ia correr como a Irlanda ou melhor ainda. O sonso Moedas diz coisas sem trambelho. Maria Luís vai aliviando fervuras. A inenarrável Teresa Leal Coelho sai em defesa do indefensável. Portas inaugura um relógio manhoso. Agora silencioso, Passos deve estar em São Bento a jogar ao monopólio. E nós caímos da paciência abaixo com tanta tontice. Um raio que os parta.
facebook

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

JOAN FONTAINE | Com Alfred Hitchcock fez "Rebecca" e "Suspicion". Cumpriu até à emoção. Foi uma grande actriz. Desaparece pouco depois de Peter O'Toole. As grandes estrelas também se apagam. Mas ficam cá as fitas, para que não nos esqueçamos do seu brilho. Muito obrigado, Joan.
facebook

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O BOM CAMINHO | O hipócrita primeiro-ministro Paulo Portas conferenciou com os jornalistas e rejubilou de contentamento com o sucesso da avaliação. O inábil primeiro-ministro Passos Coelho nem se pronuncia. Os comentadores oficiais do regime dão uma mãozinha: já confirmaram o grande êxito do ajustamento. Concordo plenamente com governantes e seus arautos. Estamos perante um grande sucesso das políticas conservadoras. Tudo o que foi planeado está a resultar. No próximo ano, quando o exame final for feito, seremos um país de aprumados miseráveis. Teremos recuado meia centena de anos em direitos e satisfação social. Logo, tudo está bem. Importante é satisfazer os mercados, os senhores Soares dos Santos, Gomes Ferreira, Camilo Lourenço, César das Neves, Cantigas Esteves, Medina Carreira e outros ajustadores. Parabéns a todos. Podem limpar as mãos à parede. 
facebook
O RISO E O ESQUECIMENTO | Durante uma campanha eleitoral de um clube de futebol, um apoiante de uma lista derrotada ficou famoso por ser cretino. Contou uma ridícula história que misturava chineses com pontapé na bola e a partir daí tornou-se um dos humoristas do regime. Tempos antes, os Gato Fedorento foram humoristas aclamados. Mas esses com justo reconhecimento. O humor que nos forneciam era arejado. Contemporâneo. Acontece que acabaram por ficar rendidos ao financiamento publicitário, vendendo produtos de uma empresa de telecomunicações em anúncios visivelmente bem orçamentos mas sem ponta de graça. Agora vieram fazer esta figura. O jornalista da SIC dispôs-se ao disparate, assumindo no final um programado arrependimento. Uma tristeza. É claro que estes "gatos" se arrastam atrás do talento de Ricardo Araújo Pereira. Mas é também claro que é penoso ver Ricardo Araújo Pereira fazer a figura de um qualquer Futre sem talento. Quanto a Rodrigo Guedes de Carvalho, faz bem não querer ser escolhido para a próxima. A continuar naquele registo arrisca-se a ser convocado para o canal de baboseiras que a sua estação de televisão criou recentemente. Vejam lá isso. É que este tempo não está para parvoíces. 
facebook

domingo, 15 de dezembro de 2013


RESENDES VENTURA - MANUEL MEDEIROS | Viriato Soromenho-Marques deu aula brilhante. Fátima Ribeiro de Medeiros deu testemunho. António Ganhão moderou o debate. São dele estas palavras que se seguem (publicado no acrítico). Muito obrigado a todos.

Calhau rolado
a forma formei
o gato pescou
também eu tentei
o mar recusou


procuras sentido?
p’ra tudo há razões?
ó meu convencido
ao mar nada impões
Numa iniciativa do Muito Cá de casa, esta recolha de poemas de Resendes Ventura / Manuel Monteiro (1936-2013), quase todos inéditos (com exceção deste Calhau roladoque foi publicado num blog), é uma homenagem que antecede o lançamento, no próximo ano, de uma antologia da sua obra poética. A recolha de poemas pertence a Fátima Medeiros sua mulher, revisora e editora. A coletânea que está a ser preparada, reúne parte significativa da sua produção poética, com alguns inéditos, projeto para o qual Manuel Medeiros deixou instruções precisas.
Esta poesia, agora reunida, especialmente nos poemas de 2012 e 2013, oferece-nos uma reflexão sobre a nossa finitude. A verdadeira dimensão do homem é posta à prova no momento em que este encara a proximidade do seu “fim de ciclo”. A tranquilidade com que se revê no caminho consumado e, sorrindo, percebe que “ao mar nada impões”. Tudo o que então se foi, perdura e se sobrepõe à erosão do tempo. Afinal, habitamos a fragilidade de um templo.

chamo o outro de mim que já fui e sou ainda
Uma lucidez atravessa esta poesia, um celebrar da vida com uma coragem que dispensa a lamúria. A tranquilidade de quem alcançou a liberdade para além do tempo e pode lançar um desabafo final:

Viver mais não me dá jeito
posso dizê-lo à vontade
que a vida que tenho feito
permite essa liberdade
Viriato Soromenho Marques afirmou ser esta uma poesia que pensa, do domínio do auditivo, da imagem induzida pelo som e da reconciliação com aquilo que sabemos não conseguir explicar nem entender. Nem recompensa, nem castigo (longo foi o caminho percorrido por este ex-seminarista).
O ciclo da vida, sem nunca perder a sua beleza, fecha-se em nós como um lapso de tempo onde se entra de olhos vendados.

Venda-me os olhos amor
e o belo seja onde estar

À venda na loja da Casa da Cultura de Setúbal e na Culsete.
PETER O'TOOLE | Este grande senhor do cinema morreu. As fitas que a gente viu com ele em grande forma. É muito bom ver os seus filmes, mister O'Toole. Obrigado.
facebook
Parabéns, Bairro Alto.
facebook

sábado, 14 de dezembro de 2013

A AUSTERIDADE FICA-VOS TÃO BEM | Muito obrigado, senhor primeiro-ministro. Muito obrigado, senhor vice-primeiro-ministro. Muito obrigado, senhor Presidente. Muito obrigado, senhora Merkel. Muito obrigado, senhor Barroso. Muito obrigado, cristão César das Neves. Muito obrigado, comentador Gomes Ferreira. Muito obrigado, opinador Camilo Lourenço. Muito obrigado a todos pelas vossas ideias de merda. Está tudo a correr tão bem. A morte fica-vos tão bem…
Fotografia: primeira página do DN de hoje.
facebook
ALBERTO CARNEIROHelena Vasconcelos recordou Alberto Carneiro na sua página pessoal do facebook. Tal como ela, sinto saudades de deambular por exposições com esta temperatura. 
Alberto Carneiro é um grande artista. Frequentar trabalhos dele é um assinalável privilégio. 
facebook

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

EÇA AGORA | Enfim, é o eterno retorno da nódoa política.
facebook

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MODERADOR IMODERADO | Confesso que não percebo isto: se José Gomes Ferreira quer apresentar o seu "programa de governo", porque razão convida pessoas para irem para ali? Não fazia mais sentido ter um programa de opinião pessoal? Ontem estiveram lá Carvalho da Silva, Silva Peneda e João Ferreira do Amaral. Ninguém ali diz nada sem que seja interrompido para que o moderador exerça a sua justiça. A maneira mais educada de resolverem a situação seria levantarem-se das cadeirinhas e mandarem-no à merda?! Eu faria isso, se por qualquer descuido lá tivesse ido parar.
facebook
POR ESTE RIO ACIMA | Parece que anda por aí muita gente com Rui Rio nas palminhas. Será que estão a perceber bem onde se estão a meter? Rui Rio agora é flor que se cheire? Fiem-se na virgem…
facebook

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

OS CIENTISTAS FINANCEIROS E OS RATINHOS DAS EXPERIÊNCIAS | A senhora do FMI diz que as consequências foram mal avaliadas? E fica tudo na mesma? Vou ver se percebo: a vida de milhares de portugueses ficou pelas ruas da amargura por causa destes erros, mas são os portugueses que continuam a pagar os erros dos estupores que se enganaram. Para esta gente os portugueses são gente ou ratinhos para experiências? É repugnante vermos o governo português fingir que discorda de algumas das medidas. Logo o governo que quis ir mais além. Estes energúmenos devem viver no além, de facto.
facebook

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

VIOLÊNCIA, DISSE ELE | As justificações de Cavaco dão dó. O homem é contra a violência? Nota-se. Foi contra o derrube do regime fascista em Portugal. Foi contra o derrube do regime racista sul-africano. Devemos lutar pelas nossas ideias, mas com bons modos. Nada de bruta-a-montes como essa gente de esquerda que acha que as ditaduras devem cair… ponto. Violência só mesmo quando os seus governos são contestados. Aí sim, porrada para cima deles. Ainda nos lembramos dos governos do professor Cavaco, não lembramos?
facebook

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO DE CRATO | As avaliações propostas por Crato têm um único objectivo: correr com uma enorme quantidade de professores. Os resultados serão ditados pelas vagas que o ministério achar necessárias. Não dá para ligar ao conteúdo daquela treta. Aquilo é para humilhar, com a intenção de restringir. O resto é conversa.
facebook

domingo, 8 de dezembro de 2013

MANUEL MEDEIROS | Desta vez recordaremos o poeta. Viriato Soromenho Marques, que conheceu muito bem o livreiro e que sempre frequentou a sua obra poética, aceitou o convite para apresentar a pequena publicação que reúne alguns belíssimos textos inéditos. Espera-se uma agradável noite de convívio. O encontro está marcado para a próxima sexta-feira, dia 13. Convidados. 
facebook
AS CASAS DA CULTURA | Vou até ali dar ao badalo. Há assuntos que gosto de discutir. Quase todos. Espero não desiludir.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MANDELA | Sempre que a política for coragem e bondade. Sempre que a política for democracia e liberdade. Sempre que a política for política a sério, vamos lembrar sempre Nelson Mandela. 
Muito obrigado, Madiba.
facebook
O ETERNO RETORNO DO FASCISMO | A gente diz que está perante uma eficaz instalação do neoliberalismo. Não tenho a certeza disso. O neoliberalismo é sobretudo aplicação de uma agressiva solução económica. A gente olha para os protagonistas desta tramóia que a troika impõe e percebe outra coisa: culturalmente, que diferença fazem Passos Coelho, Rui Machete ou Bruno Maçães de Salazar, Moreira Baptista ou Afonso Marchueta? Têm tudo escarrapachado nas ventas: arrogância, mesurice, caridadezinha. Basta misturar e servir de novo.
Nada aconselhável, esta receita.

Imagem: Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar, por João Abel Manta
facebook

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MERCADO DE CÉREBROS | O Daniel Oliveira dá forte e feio nesta figurinha. Nesta e noutras. Chama-lhes imberbes fanáticos de Passos Coelho. É preocupante percebermos que estamos a ser governados por esta gentalha. Passos Coelho está rodeado destes cérebros. O motivo entende-se: como ele não tem um, isto é o que se pode arranjar.
Ler artigo
facebook

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O TRIUNFO DOS PORCOS | Ontem, no Prós e Contras - RTP, de Fátima Campos Ferreira, ouvi uma rapariga execrável atentar contra o encontro na Aula Magna e contra os "privilégios" da esquerda. Era uma garota nova, muito nova para aquele discurso nojento. Claro que a coisa é ideológica. Claro que estamos no outro lado, o da solidariedade e da inteligência. E claro que isto também é ideológico: as ideologias escolhem-se. Mas é triste perceber que há uma juventude que estaria muito bem mesmo que não tivesse acontecido nada naquele dia de Abril. É mesmo muito triste.
facebook
TRAIÇÃO E LAMENTOVamos lá a ver se eu percebo isto. Passos Coelho, primeiro-ministro do país Portugal, disse em tempos que o melhor que a juventude mais qualificada faz é zarpar para outros países. Agora lamentou o êxodo. Por outro lado, Nuno Crato, o outrora justiceiro em prol das boas medidas para a Educação, defende exames a quem sai das universidades portuguesas. O certificado de formação não chega. Mas também ele pensa agora de maneira um bocadinho diferente e acha que só metade dos professores deve prestar provas. Em que ficamos? Somos qualificados ou precisamos de ser avaliados por uns examinadores sem classificação? Sinceramente não percebo a razoabilidade desta tramóia. Crato pôs muitas condições. Trocou umas palavras sobre o assunto com a UGT. A UGT concordou com o ministro. Na minha escola chamava-se a isto traição. Mas na escola desta gente nem sei o que se lhe pode chamar.
facebook

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MARIA VELHO DA COSTA - PRÉMIO VIDA LITERÁRIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESCRITORES | Parabéns.

domingo, 1 de dezembro de 2013

10 ANOS | Já passaram dez anos desde a primeira postagem. A realidade dita comportamentos doentios, mas também fantásticos. O BlogOperatório limita-se a fazer as pequenas cirurgias. E continuará com a sala de operações aberta e a funcionar. Assim o bisturi o permita.
facebook


MORALITY | Intervenção de Sam Harris, publicada no seu mural do facebook, aqui partilhada e aplaudida de pé. Bom domingo.
facebook
+