terça-feira, 31 de janeiro de 2012



RECEITUÁRIO | Clique na imagem para a ampliar.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012



JEAN-CLAUDE DENIS vence grande prémio do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angôuleme. Merecido.
facebook
COISAS LÁ DELES | Desde que Cavaco pôs o pé na argola, que entrou em campo uma tropa fandanga a tentar virar o bico ao prego. Agora dizem que anda a moer o juízo a Passos Coelho. Parece que os cavaquistas não querem que seja Gaspar a impor a miséria ao País. De um momento para o outro tornou-se em feroz opositor do neoliberalismo. Qualquer dia ninguém se lembra da contabilidade das suas reformas miseráveis. A coisa está bem oleada.
O que "eles" inventam.
facebook

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

GENTE INFELIZ | A trupe que nos governa resolveu anular o feriado que comemorava a implantação da República. A ideia cega de cortar sem trambelho é lei para esta gente. António Costa, como presidente da Câmara de Lisboa, garante que as comemorações do 5 de Outubro estão asseguradas na edilidade. Vai mesmo convidar o infeliz Presidente Cavaco para as cerimónias. Não sou fanático. Nasci em República e sinto-me muito bem com isso. Acabei de crescer em Democracia, ideia de regime que me acrescenta muito mais e que me provocou (e continua a provocar, apesar de tudo), momentos de grande felicidade. Acredito que no próximo 5 de Outubro me vou sentir republicano como nunca. E vou dar um abraço a António Costa nesse dia que deveria ser feriado. Calha a uma sexta-feira. Melhor, depois é só prolongar a festa. Por enquanto, ao sábado nem sempre se trabalha.
facebook

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AMIGOS PARA SEMPRE | Leio em notícia de rodapé, na SIC-N, que Alberto João Jardim sai em defesa de Cavaco naquela questão das reformas que muitos agora dizem que afinal não era aquilo que o Presidente queria dizer. O soba do Funchal já nos habituou a tropelias do género. Tudo o que cheira a atropelo é canja para a criatura. Com amigos destes, o senhor Silva nem precisa de inimigos. Pode ficar bem mais descansado. Entretanto, a petição simbólica que pede a demissão do Presidente, já ultrapassou as trinta mil assinaturas, e cresce minuto a minuto. Vale o que vale, mas é obra.
facebook

Cartaz de Gonçalo Duarte

RECEITUÁRIO | Salada de guitarras com produtos bem frescos. A consumir no Club Setubalense. Menu com preço bastante acessível. Bom espectáculo.
facebook

terça-feira, 24 de janeiro de 2012


HOMENAGEM | 1928 - 2012.
Muito obrigado, senhor Gustav Leonhardt.
facebook


FIM | Sou ocasional cliente. Muitos livros que nas Fnac são miragem, encontram-se ali, ou são encomendados pelo seu especial livreiro, e adquiridos passados dois ou três dias. Tinha o aspecto de livraria com história. O tempo ali parou. As luzes e os cromados contemporâneos não entraram no ambiente. Os livros hoje aparecem como cogumelos nos mais improváveis lugares. Livrarias como a Portugal não resistem a essa violência global. Vai fechar. Triste notícia, esta.
facebook
VERGONHA, SABE O QUE É, DR. PASSOS? | Passos Coelho não acha jeito à redução da Taxa Social Única. Durante a campanha eleitoral, Sócrates avisou-o de que tal medida só seria suportável com um aumento significativo de impostos, e desafiou o então candidato a revelar a receita para a redução que defendia com entusiasmo e grande coragem política. Para o dr. Passos tudo era possível desde que Sócrates fosse removido. Agora, a crispação do antigo candidato Coelho amainou. É ele que cita o anterior primeiro-ministro como se nada fosse, e afirma que a redução iria causar um inevitável aumento da carga fiscal sobre todos nós. Afirmação que exibe com a habitual falta de vergonha. E não se pode removê-lo?
facebook

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A FUNDAÇÃO DA NAÇÃO | Vasco Graça Moura é o novo presidente da fundação CCB. Não faltou o coro de especialistas que classifica o homem como grande figura da cultura, grande craveira intelectual e o diabo a sete. Também houve quem tivesse a ousadia de classificar a nomeação da grande figura da Cultura Portuguesa como mais uma prova de que este governo quer recompensar todos os seus. Infâmia. Uns ingratos, é claro. A independência deste grande vulto da poesia e romance é conhecida e reconhecida por todos. O dr. Passos nem deve saber a que partido pertence o dr. Vasco. O injusto alarido do costume não anula a onda reformista deste Governo exemplar. A bem da Nação.
facebook

sábado, 21 de janeiro de 2012



ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS | Cavaco tem muitas despesas. As reformas que acumula não lhe chegam para tanta gasto. O problema já não está apenas na juventude desempregada. Provavelmente até os portugueses com carreira profissional sólida, e depois de terem ocupado cargos não acessíveis a toda a gente, deverão colocar a hipótese de emigrar. Parece que este País não é mesmo para ninguém.
facebook

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BEM UNIDOS FAÇAMOS | Proença assinou sem convicção. Ninguém assinaria aquilo com entusiasmo. Mas dispensavam-se os argumentos que esfarrapou na entrevista a Maria Flor Pedroso. Insinuar que alguém da outra central sindical lhe tenha sugerido a aprovação não é medalha para ostentar. Claro que a resposta de Carvalho da Silva também é excessiva. Processo judicial para quê? Numa altura em que o governo mais à direita de que há memória enceta medidas que vão permitir retrocessos civilizacionais até à pouco inimagináveis, os representantes de quem é mais afectado entretêm-se em lutas sem sentido. Lamentável.
facebook

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BOÇALIDADE PARLAMENTAR, OU PARA LAMENTAR | O líder da juventude do partido do Governo falou hoje no Parlamento em combater a ditadura dos direitos adquiridos. Já todos sabemos que o líder da juventude do PSD é uma besta quadrada. Logo, ficam dispensados todos os comentários. Um cretino é um cretino, ponto.
facebook


DAVID E GOLIAS | Comentário para esta imagem?
Só me ocorre um: deprimente.
facebook


RECEITUÁRIO | Estrangeiro em casa - André Almeida e Sousa
Inauguração quinta-feira, dia 19, a partir das 19 horas.
Alecrim 50 | Arte Moderna e Contemporânea
Rua do Alecrim, 48/50. Lisboa

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ATÉ AO EMPOBRECIMENTO FINAL | Parece que houve um acordo que dá saúde e faz crescer. Da parte dos que não crescem para lado nenhum o documento teve a concordância dos representantes da UGT. Do lado dos que querem crescer nem que os que não crescem para lado nenhum andem a pão e laranjas, assinaram os respectivos representantes patronais. Álvaro de Vancouver, inábil como sempre, mas preenchido de grande euforia, balbuciou qualquer coisa sobre o entusiasmo mundial perante a nova proposta. Não sei se a UGT sabe muito bem o que fez. Aliás, já não sei se alguém sabe realmente o que faz.
facebook

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FRANCHISING | Os pézinhos de coentrada podem ser uma boa marca para internacionalizar. Os pastéis de bacalhau também. Não percebo por que razão ainda ninguém se lembrou destes mimos gastronómicos. Nem sequer o Álvaro de Vancouver. É que são dois acepipes que terminam muito bem coadjuvados por um estaladiço e cremoso pastel de nata. Vamos a isso.
facebook

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012



RECEITUÁRIO | À venda nas melhores livrarias. E também nas assim-assim.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012



CONSTRUTORES DO DISPARATE | Acho que já aqui dei a perceber que nada tenho contra as lojas maçónicas. Tal como não tenho absolutamente nada contra as lojas chinesas - sejam elas de vão de escada ou de venda de electricidade. Mas quando o discurso dos lojistas atinge patamares de arrogância, acaba-se a tolerância. Nas lojas dos chineses basta não ir lá. Mas as lojas dos homens do avental vão à televisão. Arnaut e Reis foram prestar declarações sobre as últimas acusações que os incomodaram. É justo. Arnaut acha que não é maçon quem quer. Provavelmente há uma casta ungida por um criador que os assiste e protege. A gente cruza-se com algumas dessas criaturas que andam por lá a brincar com compassos e aventais e muda logo de passeio, mas é claro que é tudo gente de muitos e bons costumes. Acrescentou porém que tal premissa não quer dizer que os homens bons estejam exclusivamente na Maçonaria. Fiquei muito mais descansado.
facebook
PARA ACABAR DE VEZ COM ESSA IDEIA ESQUERDISTA DA SOLIDARIEDADE SOCIAL | Soubemos pelos noticiários. A situação em Portugal está de feição para as grandes marcas: produtos com preços proibitivos para a maioria esgotam em menos de um fósforo. O mercado dos carros de cilindrada avantajada está em alta. As lojas de luxo da Avenida da Liberdade abrem as portas aos endinheirados. A baboseira volta a instalar-se como no tempo em que foi o professor Cavaco a ditar as regras. Os rapazes que se encostaram aos homens do aparelho governativo já instalaram os exigentes cus nas cadeiras que o dr. Passos lhes reservou. Voltamos a assistir à proclamação da política de sucesso. Esta tropa fandanga está-se nas tintas para o desconforto social instalado e a agravar-se. São estes lustrosos trogloditas que nos governam, e sugerem a emigração como proposta política alternativa. Quem tem dinheiro safa-se bem, quem não tem que morra longe. A bem da nação... deles.
facebook
O PASTEL DE VANCOUVER E OUTROS DOCES | Álvaro de Vancouver quer o pastel de nata a ombrear com o hamburguer das américas. O dr.Passos está confortável com as nomeações que fez. Catroga substitui "pintelhos" por ninharias e também se sente muito confortável no lugar milionário em que o colocaram. O dr. Salgado do BES apoia tudo e todos. Temos um governo e pêras. E temos os meninos de coro perfeitamente afinados. O resto que se lixe.
facebook

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LEITE AMARGO | ... e será que não há ninguém que pague uma viagem de ida sem volta a esta senhora? As baboseiras que volta e meia partilha com o auditório devem ser levadas a sério? Ou não? Agora a sério: proponham que se cale. A bem da razoabilidade. E, já agora, da saúde pública.
facebook

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ULTRAPASSAR OS LIMITES | As nomeações viciadas partidariamente ultrapassam os limites do escândalo. Chegamos ao ponto de colocar num lugar de topo de uma empresa uma criatura que está em conflito com essa empresa. A falta de vergonha deste governo não tem antecedentes. Resta-nos a esperança de correr com esta gente. É urgente.
facebook


NO MERCADO | E eu que não fazia ideia de que era assim. A economia e a gestão são espectáculos de entretenimento como o futebol, segundo as palavras deste grande jogador. As coisas que a gente aprende com os grandes homens da política... e da bola.
facebook

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O QUE ESCONDE O AVENTAL? | O algazarra em volta da maçonaria já está para lá dos limites que a paciência permite. Uma sociedade discreta tornou-se motivo de estardalhaço. É verdade que os rituais estão desajustados da realidade. Podem até parecer ridículos. Então e os rituais religiosos? E os casamentos de princesas? E as entronizações? E será que ninguém desta gente move influências? Não seria melhor esquecerem os homens do avental? O que é que a gente tem a ver com a vida dos outros? Em democracia devem ser denunciados os atropelos à decência, mas o que se está a passar é indecente.
facebook

sábado, 7 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012



VOLUMES E IMPLANTES | Não tenho como prioridade comentar o que cada um faz com o seu corpo. Nada tenho contra nem a favor da cirurgia estética porque sim. Mas, como a par das influências maçónicas não se fala de outra coisa, resolvi tentar perceber os motivos de tanta conversa sobre implantes mamários. Confesso que permaneço confuso. Diz que há mulheres que correm riscos. Os materiais utilizados para os acrescentos não são de fiar. Fraude, portanto. Mas então este tipo de implantação não é à partida uma volumosa fraude?
Comentar no facebook
SECRETISMOS | As sociedades secretas poderão fazer algum sentido quando não há democracia. Em democracia, mantendo-se secretas, são naturalmente fornos de influências várias. Mas agora vir-se exigir que os seus membros venham retractar-se à luz do dia é coisa de bradar aos céus. Então aquilo não é secreto, valha-nos deus?!
Comentar no facebook


PEDRO OSÓRIO | Morreu o maestro. Inventou sons. Fez coisas vulgares e outras soberbas. Foi um homem bom. Um homem normal que sempre quis ser normal. A normalidade que elimina a banalidade é uma conquista que não ilumina qualquer um. A luz que irradia da sua música comprova um talento que não lida com a banalidade. O trabalho que acima se reproduz, e que já aqui tinha sido passado quando se soube que estava doente, revela um mestre dos sons. Muito obrigado, senhor maestro.
Comentar no facebook


EVE ARNOLD | Homenagem.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012



DESMORONAMENTOS | Será que a contemporânea e eficaz Europa do euro não vai suportar o peso da histórica Grécia? Tanta memória desmoronada, tanta eficácia perdida.
Comentar no facebook

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

EMPOBRECIMENTO | Vá lá... Somos os primeiros em qualquer coisa.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012



A BEM DA NAÇÃO | Verifico que a declaração de princípios deste senhor está desactualizada no site. Ou talvez não. Ora leiam: (...) Uma sociedade que deverá ser consciente dos seus direitos, mas também dos seus deveres e que assume as suas responsabilidades. Que obriga os seus deputados e o seu governo a ouvi-la e a decidir de acordo com o que ela quer. Com a fundação que criou, a minha família pretende também dar à sociedade e ao nosso país o muito que ele nos deu. Que os seus representantes sejam dignos das suas intenções!
Alexandre Soares dos Santos

Comentar no facebook


EUROPA COM TODOS | Os empresários patriotas encetaram a experiência. Se a moda da deslocalização pega, ainda veremos o Governo Gaspar/Passos assentar arraiais em Berlim. Sempre se poupava em deslocações e talvez nos poupassem à propaganda parola sobre as viagens aéreas em económica e em lambretas e mais não sei o quê. Pensem nisso.
Comentar no facebook

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A DIREITA NO SEU MELHOR | Cavaco já percebeu que o Governo não passa cartão a ninguém. Até parece que o Presidente não conhece a cartilha. Concertação e diálogo são merendas que não entram no cabaz do executivo de Passos. Em situação de crise como a que vivemos é realmente preocupante. E pouco razoável. É a direita a governar. Preocupante mas pouco surpreendente.
Comentar no facebook