sábado, 30 de julho de 2011



Vou parar. Não é que vá propriamente de férias, mas não me apetece andar por aqui em tempo tão parado. Chamam-lhe os entendidos a silly season. Os entendidos lá sabem.
Boas férias para quem as goza.
Bom Verão para todos.
Até Setembro.

sexta-feira, 29 de julho de 2011



RELATÓRIO E CONTAS | Os ricos não pagam a crise.
Não têm trocos...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ENERGIAS | Há luz ao fundo do túnel. É fornecida pela EDP.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

JOBS FOR THE... | Ângelo Correia corrige Octávio Teixeira na SIC-N: não se pode chamar boys a gente tão qualificada. É engraçado - quando se trata da gente deles é a grande qualificação profissional que os leva a ocuparem os proveitosos lugares. Os boys são sempre os outros. E a vergonha é toucinho em focinho de cão.

terça-feira, 26 de julho de 2011

A BEM DA NAÇÃO | Não é má vontade. Juro. Mas um Governo que se reduz o que pode, substituindo ministros por secretários de Estado - grande África -, mas que agora nomeia uma catrefa de gente de topo para a direcção da Caixa Geral de Depósitos, directamente enviada das estruturas dos partidos do dito Governo, com honorários muito superiores aos de ministro, está à espera de quê? De aplausos?

segunda-feira, 25 de julho de 2011



MARIA LÚCIA LEPECKI | Lembro-me hoje da voz com sotaque que falava de Literatura Portuguesa como um livro aberto. Lembro-me dessa voz simpática e dessa imensa sabedoria neste dia em que deixa de estar entre nós. Uma grande senhora da Cultura.
Muito obrigado, Maria Lúcia Lepecki.
OS RÓTULOS | O rapaz que espalhou o terror na Noruega foi adaptando ao seu fraco pensamento ideais vários. Admirou Hitler, encostou-se à maçonaria, praticou o luteranismo, militou no partido mais à direita lá da terra, e, mais recentemente, deu em católico, seguindo os enleios medievais templários. Há gente que necessita muito de rótulos para existir. Este rapaz não percebeu que para ele existe apenas um rótulo que se lhe aplica na perfeição: filho da puta.

domingo, 24 de julho de 2011



ESCLARECIMENTO | O senhor ornamentado de vistosa gravata laranja, e que a fotografia mostra em grande esplendor argumentativo, diz que com um Governo de maioria social-democrata em Lisboa, coligado com o CDS, seria um suicídio final a Madeira, loucamente, se entregar nas mãos dos socialistas, ou dos comunistas ou de malucos.
E nós a pensarmos que a Madeira já estava entregue precisamente a este último grupo de referência.
Notícia e imagem DN

sábado, 23 de julho de 2011



AMY WINEHOUSE | Tanto que poderia ter acontecido. Afinal pouco aconteceu. Mas fica tanto para recordar. Há vidas que insistem em permanecer no risco. Depois acabam, vítimas das atitudes que abraçaram. Curvo-me perante o talento e as atitudes de Amy Winehouse. São escolhas. Legítimas.




NORUEGA | Estas coisas acontecem onde menos se espera. Os intentos de quem despreza a vida humana não obedecem a prioridades. Quem não espera está desprevenido. A cobardia do terrorismo alimenta-se desse pasto.
Imagens DN

sexta-feira, 22 de julho de 2011



SÓ PARA DIZER QUE ESTOU MUITO CONTENTE | O triste episódio judicial que uma sobrinha do pide Silva Pais protagonizou, chegou ao fim. Réus absolvidos como impunha o bom senso democrático. Ganhou o debate. Há coisas que devem ser discutidas. Sempre.


LUCIAN FREUD | Homenagem.

quinta-feira, 21 de julho de 2011



LUCIAN FREUD | Morreu o pintor que pintava retratos que entravam de imediato para a História da Pintura. Era neto do outro Freud, mas isso agora não interessa para nada.
O mundo ficou com menos cor.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ÀS ARMAS | Paulo Rangel é uma pessoa tão sensível, tão sensível, tão sensível que confunde manifestações de descontentamento com violentíssimas guerras. Só pode.

terça-feira, 19 de julho de 2011

MACÁRIO E AS PORTAGENS | Mais um que muda de opinião. É vê-los saírem dos buracos onde se esconde a falta de vergonha.

segunda-feira, 18 de julho de 2011



CRISTAS AO ALTO | Não percebo a má vontade para com a medida da ministra Cristas. Aprovo e aclamo. Eu próprio vou deixar de ir engravatado para a empresa a partir de hoje mesmo. E digo mais: são vistos com bons olhos os decotes e as sais curtas entre a equipa de colaboradoras, clientes e visitantes ocasionais. É preciso poupar na utilização do ar condicionado.

sexta-feira, 15 de julho de 2011



WELCOME
Inauguração: 21 de Julho, quinta-feira, 19/22 horas.
Palácio Quintela
Rua do Alecrim, 70 - Chiado
www.experimentadesign.pt

quinta-feira, 14 de julho de 2011



TONTICES DE VERÃO | Esta criatura diz que sempre foi trotskista. Se calhar pensa que Trotski é uma marca de lingerie. E Mao um franchising de comida enlatada gourmet. De qualquer forma acho que Francisco Louçã devia falar com ela. Podia ser uma boa escolha como candidata a deputada. Já estou a ver José Castelo Branco de bandeira vermelha ao ombro a espalhar a palavra do Bloco. Ou Cinha Jardim a distribuir panfletos, sei lá...


LÉXICO | Hoje está um colossal dia de praia. É uma pena ter de ser passado a trabalhar. Ah, é verdade: estamos em crise e com a crise não se brinca. Vamos lá trabalhar com gosto. Só mesmo os políticos mais responsáveis podem dizer colossais disparates.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Já em 2010, o moscatel de Setúbal ficou entre os dez melhores

O MELHORZINHO | Há um Moscatel de Setúbal que foi considerado o melhor num campeonato mundial de moscatéis. Parabéns à casa Venâncio Costa Lima. Ainda bem que ainda há coisas que nos fazem esquecer o pedantismo serôdio do dr. Passos e o "rigor" enlouquecido do Gasparzinho das Finanças.

terça-feira, 12 de julho de 2011



SOMA E SEGUE | Depois de Bush e Palin, a direita da direita americana encontrou agora mais um cromo de luxo. Esta senhora ambiciona remover Obama, e representa um retrocesso civilizacional que vai parar mesmo lá para o fundo dos tempos. Mas diz quem sabe que, apesar de ser frequentemente ridicularizada, não deve ser subestimada.
O mundo está cada vez mais perigoso.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Monsieur Barroso
Os eunucos devoram-se a si mesmos
Não mudam de uniforme, são venais
E quando os mais são feitos em torresmos
Defendem os tiranos contra os pais
José Afonso
Rui Bebiano, na Terceira Noite, dá razão a Miguel Sousa Tavares.
Eu também. Eis o texto da concórdia.

Por sorte deles [os abutres americanos das agências de notação], encontraram em Bruxelas uma cambada de eunucos, uma colecção de políticos sem nenhuma visão política de futuro, aterrorizados pelas opiniões públicas locais e as suas conjunturas eleitorais, um clube de cobardes sem alma nem grandeza, que irão dar cabo da mais fascinante ideia política desde o pós-guerra, que é a da unidade europeia. Aquele triste ajuntamento de cromos fotográficos não percebeu ainda que está sob ataque concertado e ajoelha-se perante a ofensiva de três agências americanas que estiveram directamente envolvidas no eclodir da crise mundial, ao acompanharem o irresponsável senhor Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal americana, e o idiota do ex-Presidente Bush na cobertura do mais inacreditável roubo alguma vez cometido na história da economia — que foi o roubo da economia americana por parte do seu sector financeiro, com consequências que sobraram para o mundo inteiro.
(continue a ler aqui)
Imagem Zona Livre de OGM

domingo, 10 de julho de 2011



MUDA-SE O SER, MUDA-SE A CONFIANÇA | As culpas de todos os males que nos assolam são as incursões sem regras dos mercados que, coadjuvados pelas agências de rating, aproveitam-se como querem da crise internacional. O bem intencionado Governo da Nação e o próprio Presidente da República estão muito zangados com as interpretações criminosas que essa gente faz da prestação portuguesa. Há poucas semanas atrás era um tal Sócrates o responsável máximo por todos estes males. O Presidente, sempre pouco comentador, acabava por aprovar a correcção das opiniões das famosas agências. Ferreira Leite, Relvas, Passos e muitos analistas pagos para fazerem opinião, não descansaram enquanto não convenceram o País disso mesmo. Criaram uma crise política e convenceram uma chusma de gente. A coisa mudou. Agora querem alterar tudo mantendo as mesmíssimas regras que provocaram o motim. Mas querem mudar as regras das agências tão suas amigas. Esta gente não muda.


JORGE LIMA BARRETO
| Morreu o músico e musicólogo. Foi inovador e provocador. Um homem do seu tempo. Um artista a tempo inteiro. Obrigado, Jorge.
Imagem Nuno Martins

sábado, 9 de julho de 2011


HÁ FESTA NA ALDEIA | ... e sem vaquinhas e porquinhos e cantores manhosos para a populaça ver e ouvir, em festarola paga pelo homem do supermercado. Música e dança de qualidade em festa verdadeiramente popular.

quinta-feira, 7 de julho de 2011



CY TWOMBLY | Homenagem.

quarta-feira, 6 de julho de 2011



CY TWOMBLY
|
Homenagem.


CY TWOMBLY | Homenagem.


CY TWOMBLY | Era um dos meus pintores. Grande figura da Pintura Mundial. Não tenho mais palavras. Como dizia Saramago: Um dia estamos cá, e no outro já não. A vida é mesmo assim. Muito obrigado por tudo, senhor Twombly.

terça-feira, 5 de julho de 2011



PRÉMIO ROMANCE E NOVELA APE | Parabéns, Gonçalo.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A VAIDADE NÃO É VIRTUDE HUMANITÁRIA | Fernando Nobre renunciou. Finalmente foi coerente. O lugar de simples deputado da Nação não preenchia o seu esdrúxulo ego. A pantomina terminou. Há dois derrotados neste episódio: o próprio Nobre e o dr. Passos. A vaidade não é virtude humanitária. A teimosia não é virtude política. Não se perde absolutamente nada com esta desistência.

RECEITUÁRIO | Clique na imagem.
João Esteves de Oliveira
Galeria Arte Moderna e Contemporânea
Rua Ivens, 38. Baixa-Chiado. Lisboa

sábado, 2 de julho de 2011

+